O que é Marketing na Internet?

marketing-online

Antes de entrarmos especificamente no Marleting Online, vamos definir o que é o marketing em si.

“Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégiapublicidade,vendas e assistência pós-venda.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing

No caso do “Marketing na “internet”, dependendo de quem vai te responder, a expressão  pode significar uma variedade de coisas.

Se por um lado, marketing na internet consiste principalmente em se ter um site ou a divulgação de banners em outros sites, por outro lado, há uma grande variedade de empresas que afirmam poderem fazer milagres e tornar você rico de um dia para o outro através de um programa milagroso de marketing.

Hoje em dia “marketing na internet” ou marketing online, está em um processo de evolução que mistura uma grande quantidade de componentes que podem ser usados para aumentar as vendas de uma empresa, mesmo que os negócios desta empresa sejam feitos exclusivamente offline. O marketing na internet está se tornando uma parte cada vez mais importante na área de divulgação de produtos e serviços.

Para algumas empresas on-line, este é , na verdade, o único modo efetivo de divulgação.

Objetivos do Marketing Online

Essencialmente, o marketing Online usa a Internet para fazer um ou mais dos seguintes tipos de divulgação:
• Divulgação de uma empresa sobre si mesma, seus produtos ou serviços online;

• Realização de pesquisas sobre os clientes existentes e potenciais (demografia, preferências e necessidades)

• Vendas de bens, serviços ou espaços publicitários na Internet.

Alguns componentes do Marketing Online

Os componentes do marketing na Internet podem incluir:
• Criação de um site, incluindo textos, imagens, elementos de áudio e vídeo usados para transmitir on-line a mensagem da empresa, para informar os clientes existentes e potenciais das características e benefícios dos produtos e/ou serviços da empresa. Os sites são uma excelente forma de estabelecer uma identidade visual da empresa.

• SEM (Search Engine Marketing), que é o marketing de um site através de links patrocinados (campanhas publicitárias pagas).

• SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização do site com o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados orgânico (gratuitos) dos mecanismos de busca.

• E-mail marketing, que é um método de distribuição de informações sobre um produto ou serviço, ou para solicitar o feedback dos clientes sobre um produto ou serviço através de e-mail. Os endereços de email de clientes e potenciais clientes podem ser recolhidos, através de cadastro dos mesmos.

• Banner, que é a colocação de anúncios em um ou mais sites através de criação de campanhas. O equivalente a este tipo de anúncio offline são as publicidades pagas em jornais e revistas

• Blog de marketing, que é o ato de postar comentários, expressando opiniões ou fazer anúncios em um fórum de discussão e pode ser realizado tanto criando seu próprio blog, como ou enviando comentários e / ou URLs em outros blogs relacionados ao seu produto ou serviço online.

• Social Media Marketing, que pode envolver as redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e outros.

Marketing na Internet e Home Business

De todos os componentes do marketing do Internet, potenciais clientes e clientes esperam que a empresa tenha um site. Na verdade, não ter um seria o que se pode chamar de um tiro no pé.

O uso da internet se tornou tão difundido hoje em dia que as pessoas já esperam poder fazer negócios a qualquer dia da semana e em qualquer horário.

Mesmo uma empresa que só tem clientes locais, como um restaurante único ou uma loja de calçados podem se beneficiar por terem um site e investirem no marketing online. Com o crescimento das lojas virtuais e de serviços que podem ser prestados diretamente online, empresas de pequeno e médio porte que não começarem a investir nesse novo tipo de marketing poderão ter dificuldades em conseguir custos baixos e um método alternativo para atrair os clientes.

Como planejamos seu Marketing Online

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s