Dicas de marketing viral

marketing-viralO marketing viral é o conjunto de ações de marketing digital que visam criar repercussão, o chamado buzz, o boca a boca, uma grande repercussão da sua mensagem de uma para milhares ou milhões de pessoas. É uma poderosa ferramenta que permite atingir muitas pessoas na Internet, e propagar sua mensagem.

No efeito viral, você transmite sua mensagem para um grupo de pessoas, chamados usuários alpha, que por alguma motivação, retransmitem esta mensagem para outras pessoas. Se na média cada pessoa transmitir a
mensagem para mais do que uma pessoa, então acontece o efeito viral.

Vou dar um exemplo. Se cem pessoas iniciais, transmitem cada uma, no dia seguinte, a mensagem para outras duas, e estas fazem o mesmo no próximo dia, em uma semana sua mensagem atingir mais de doze mil
pessoas. Mas o mais interessante é que se o efeito viral permanecesse nesta média, em um mês sua mensagem acabaria atingindo mais de 50 milhões de pessoas. Este é o efeito viral.
O efeito viral sempre existiu. Todo negócio se beneficia muito da indicação boca a boca, de um cliente atual para um novo cliente. Mas na Internet ele ganhou abrangência e velocidade. Isso transformou o efeito viral em uma ferramenta viável de marketing.
Quase todos os grandes sucessos da Internet, do Hotmail ao Twitter, se beneficiaram do efeito viral. Mas o mais interessante é que você pode criar ações de marketing viral para alavancar os seus negócios.
O marketing viral envolve criatividade, e um bom conhecimento dos valores e do comportamento do seu consumidor. As ações virais geradas criam exposição da sua marca, e para as pequenas empresas pode ser
uma grande ferramenta de divulgação na Internet, criando um diferencial competitivo.

É preciso entender também os três grandes grupos de motivações que levam ao efeito viral:
• Funcional: O uso do produto leva ao efeito viral. É o caso do Hotmail.  Cada pessoa que usa o Hotmail, acaba propagando seu uso, pois junto com o email vai o famoso rodapé, avisando que o Hotmail é
gratuito e que qualquer um pode se cadastrar. A motivação funcional pode ser explorada em novos produtos, principalmente ligados aos serviços web e de software.

• Pessoal: A pessoa tem algum interesse pessoal imediato. É o caso dos programas de afiliados, como o da Amazon, onde blogueiros colocam banners da loja virtual em seus blogs, e ganham uma participação nas vendas. Toda vez que um blogueiro vê este tipo de banner, acaba se interessando e colocando em seu blog.

• Emocional: A pessoa sente uma emoção, positiva ou negativa, forte e por isso manda a mensagem para outras pessoas. É o caso da VW Fun Theory, uma campanha viral do fabricante alemão que visa criar
projetos divertidos para estimular pessoas a tomar atitudes sustentáveis. Assim sempre que for criar uma ação viral, você terá que definir qual destas motivações você irá trabalhar. Uma típica campanha promocional
nas redes sociais não gera efeito viral algum. Mas uma campanha onde quem ganha é que trouxer mais visitas, ou cadastros, ao site da campanha, utiliza uma motivação pessoal forte, e pode criar um efeito viral.

Como o marketing viral é uma ferramenta fundamental para o crescimento dos negócios, você deve utilizá-la sempre que possível, e você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações que você poderá acompanhar no próximo post.

Texto do livro Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas de Cláudio Torres -www.claudiotorres.com.br

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