Dicas de marketing viral – continuação

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Continuando de onde paramos no último post:

Entenda seu consumidor e descubra nichos.
Você tem que aprender a implantar ações virais que tenham a cara do seu
negócio e sejam adequadas a ele. Assim para começar, pense em um nicho de mercado que você pretende atingir, mas para o qual ainda não criou uma estratégia clara de divulgação, ou encontra dificuldades de acesso. Este é um ótimo candidato para você começar a trabalhar com o marketing viral.
Pesquise esse nicho e qual mídia social na qual o público deste nicho está mais presente. Esta é a mídia social ideal para sua primeira ação de marketing viral.
Se você tiver dificuldades para determinar esta mídia sociais, então simplifique e escolha uma grande mídia social, como o YouTube ou o Twitter.
Escolhido o nicho e a mídia social, você terá que criar uma ação viral inicial utilizando as dicas a seguir.
Crie ações de marketing viral
Pesquise no Google três ações de marketing viral, feitas para nichos semelhantes ou próximos ao que você pretende atingir.
Com seu material de pesquisa, faça um brainstorm (uma reunião de geração de ideias) com no mínimo cinco pessoas para criar ideias de campanhas virais. Se não tiver esta equipe, ou uma agência, convide clientes, amigos e fornecedores.
Comece apresentando o nicho, as mídias sociais e as ações de marketing viral coletadas na pesquisa.
Procure sair desse brainstorm com no mínimo uma ação de marketing viral, que você considere surpreendente, com a definição da mídia, da rede social, de como semear e de quem são os usuários alfa.
Procure utilizar uma promoção, um vídeo, ou animação em Flash como peça viral para sua primeira ação de marketing viral. Eles são mais fáceis de produzir em seu primeiro trabalho. Produza tudo com atenção aos detalhes.
Seja criativo e faça algo que lhe dê orgulho. Se quer um exemplo imediato para entender o que estou falando, procure no YouTube “Will it Blend?”. É disso que estamos falando.
Divulgue a peça viral
Semeie sua ação de marketing viral, ou seja, coloque-a na mídia social escolhida. Isso quer dizer, subir o video no YouTube, colocar o link do regulamento no Twitter, ou algo assim. Trabalhe os usuários alfa, ou seja, avise um grupo mínimo inicial sobre seu vídeo ou promoção, para que eles possam conhecer a ação. Por favor, não chame de ação viral. Apenas envie mensagens falando sobre o vídeo, ou tuite a promoção com um link para o regulamento.
E finalmente, acompanhe a ação. É fundamental acompanhar o início da ação viral para tirar dúvidas, e corrigir erros. Se a ação não está bem planejada ou desenvolvida, surgirão duvidas e críticas imediatamente ao seu lançamento. Pondere e faça mudanças se você achar que podem melhorar a ação e o efeito viral.
Aprenda com tudo isso
Aprenda com essa experiência, e com suas ações de marketing viral.
Se a campanha de marketing viral não decolou e não gerou um retorno expressivo, entenda por quê e analise com atenção para acertar na próxima. Se for satisfatória, você está de parabéns: siga em frente. Se for muito boa, faça um “making of” e divulgue-o para que outros possam se inspirar. A divulgação de um caso de uma ação de marketing viral de sucesso
pode ser em sí uma nova ação de marketing viral. Muitos jornalistas, publicitários e estudantes podem ter interesse em conhecer e publicar textos a respeito.

Texto do livro Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas de Cláudio Torres

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