O mundo exclusivo do SEO

Pessoalmente acredito que o grande mistério do SEO (Search Engine Optimization) está no fato de a maioria das pessoas ainda ter medo de se aventurar na internet. É claro, não é uma metodologia fácil, os “segredos” são, de certa forma, de difícil compreensão para o amadores, a discriminação por parte dos profissionais conceituados é incrivelmente grande perto das outras profissões. Sério! Conheço diversos profissionais em diversas áreas, que sempre tiveram uma “assessoria” informal de outro profissional veterano. No SEO parece haver um círculo fechado, no qual um iniciante não pode entrar, por mais interessado e bem intencionado que esteja.

Ah sim, eu sou iniciante, estudo o assunto cerca de 12 horas por dia, leio blogs, livros, pesquiso, fiz e estou fazendo cursos… Mas sempre encontro barreiras a tentar um contato com os profissionais da área. A maioria está ocupada demais em diálogos entre grupos fechados.

De qualquer modo, sou teimosa e pretendo continuar.

Ontem, depois de passar horas estudando, fiquei pensando porque a otimização de sites é algo tão puco conhecido, claro, podemos avaliar da seguinte forma, os serviços de um profissional de SEO são caros, certo, valem a pena, são extremamente necessários se você quer que seu site esteja bem posicionado os mecanismos de busca, e se levarmos em conta que o que a maior parte das pessoas conhece sobre profissionais da internet são os webdesigners e que estes em sua grande maioria, tem um conhecimento bem deficiente sobre optimização, então, isso explica muito. Mas…

Isso não justifica o esnobismo de certos profissionais. Médicos com décadas de experiência sentem-se orgulhosos e em alguns casos até honrados em passar seu conhecimento para os novos profissionais. O mesmo se aplica a advogados, engenheiros e outros profissionais.

Triste para os iniciantes, que precisam aprender sozinhos… Será que esses grandes profissionais se lembram de como o começo deles também deve ter sido solitário e isolado? Ah, sim, claro, eles começaram em uma época em que esta profissão estava apenas começando também… Faz um certo sentido.

Mas quero deixar aqui um elogio também. Uma profissional incrível de SEO, premiada no Top Women in SEO 2012, com um currículo impressionante e, me perdoem os outros profissionais, HUMANA.

Heather Lloyd-Martin: Thank you for being accessible and kind to beginners like me.

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s