Quero contratar uma campanha de Links Patrocinados, e agora?

Encontrei este post no Blog da Andréa Santos, é antigo, de maio de 2008, mas ainda é atual o suficiente para se aprender algumas coisas. Acesse o Blog se tiver interesse am mais alguns artigos

O Link Patrocinado é um formato de veiculação da Internet onde o anunciante não paga pela sua exposição, somente quando o usuário clica em seu anúncio.

Esse é o conceito de uma das ferramentas de mídia on line que mais atrai atenção de empresas que estão apostando no mercado web.

Esse é o conceito de uma das ferramentas de mídia on line que mais atrai atenção de empresas que estão apostando no mercado web.

Contratar uma campanha de Links Patrocinados é relativamente simples, na verdade, qualquer um pode fazer isso, basta entrar em contato direto com o Buscador (os mais conhecidos: Google e Yahoo) e cadastrar sua campanha.

Mas existem alguns itens que são fundamentais e nem sempre são lembrados, mas que podem repercutir positiva ou negativamente para o Profissional responsável por essa gestão ou contratação.

É indiscutível que se trata de uma ferramenta eficiente, mas para que resultados sejam obtidos é preciso ter uma visão da estratégia.

Ou seja, se sua empresa vai contratar a campanha de Links Patrocinados diretamente com o Portal, sem intermediários, se sente pronta para isso, ótimo, agora se vai contratar uma Agência especializada em SEM (Search Engine Marketing), excelente, ainda assim, em ambas as situações é preciso ter o conhecimento mínimo de contratação e acompanhamento desse formato de campanha.

Algumas dicas importantes:

=>Defina claramente quais são os objetivos da campanha de Links Patrocinados (isso facilita a definição das palavras, a criação das Campanhas e dos Grupos de anúncios e, principalmente, o acompanhamento dos indicadores);

=>Defina claramente quais são os objetivos da campanha de Links Patrocinados (isso facilita a definição das palavras, a criação das Campanhas e dos Grupos de anúncios e, principalmente, o acompanhamento dos indicadores);

=>Use palavras mais específicas e menos genéricas (as palavras genéricas costumam ter um custo bem mais alto e muitas vezes não garantem uma taxa de cliques eficiente);

=>Use palavras mais específicas e menos genéricas (as palavras genéricas costumam ter um custo bem mais alto e muitas vezes não garantem uma taxa de cliques eficiente);

=>Adote palavras negativas (sempre que possível, use essa estratégia para filtrar ainda mais o seu público de interesse);

=>Direcione o link adequadamente (se possível direto para o detalhe do produto ou conteúdo que está anunciando, diminua a quantidade de cliques para seu usuário).

E ainda:

Sempre que possível, procure segmentar as campanhas geograficamente, essa estratégia pode inclusive viabilizar o investimento.

É fundamental acompanhar o CTR (Clique Through Rate ou Taxa de cliques), o CTR ajuda a mensurar a relevância de determinado anúncio divulgado na campanha. O CTR varia por campanha ou anúncio e é obtido pela quantidade de cliques multiplicada por 100 e dividida pela quantidade total de impressões.

Esses são apenas alguns dos itens que devem ser avaliados com bastante critério por parte do Gestor da Campanha de Links Patrocinados, obviamente não é só isso que vai garantir resultados eficientes com a campanha, mas com certeza conhecê-los é fundamental se você pretende ingressar nessa importante ferramenta de divulgação da Internet.

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