Guia das Mídias Sociais para pequenas empresas – Parte III


Pequenas empresas, podem sim ganhar dinheiro na internet

Pesquise, leia, estude…

Existem profissionais especializados em Mídias Sociais, alguns até disponibilizam dicas, livros e manuais sobre isso. Você só precisa procurar e estudar o assunto. É claro, vai te tomar certo tempo, mas você há de convir que vale apena. Se a sua empresa é pequena, você pode até acreditar que é possível fazer tudo sozinho e na verdade até é, mas, por favor, torne isso um pouquinho mais fácil para você, procure tutoriais, livros e estude realmente. Você pode, por exemplo, abrir a página de pesquisa do Google, digitar: “pizzaria campanha mídia social” e dar uma pesquisada nos resultados que aparecerem, talvez você ache algumas coisas bem úteis. Aqui tem algumas matérias sobre o assunto que podem te interessar:

REDES SOCIAIS EU TAMBÉM QUERO VENDER NESSA FESTA

REDES SOCIAIS DAO PODER AO CONSUMIDOR AFIRMA PUBLICITARIO

TWITTER LISTA PARA EMPREENDEDORES

ESTRATEGIA DIGITAL DEVE ENVOLVER TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA

Quais os perigos das Mídia Sociais?

Não é para se assustar, mas para se prevenir:

1. Os usuário, como eu já disse antes, são críticos, principalmente se o produto não corresponde ao anunciado, então, primeira dica: Procure entregar exatamente o que você oferece, acredite em mim, você não vai querer o nome de sua empresa como assunto principal no Twitter de seus clientes. Lembre-se, se as pessoas já estão falando de sua empresa, falar bem ou mal, depende exclusivamente de você.

2. Mau momento e planejamento pobre pode ser mortal, se você cometeu um erro, tente não corrigi-lo com outro. É melhor se desculpar do que tentar remediar a situação, criando ainda mais constrangimentos.

3. Preste atenção às Leis. Muita gente acha que a internet é uma terra sem lei e que qualquer coisa que se faça passa sem punição. Não é assim, mesmo que em alguns casos você possa estar fora da jurisdição da Lei, os internautas se autodenominaram ju[izes já há algum tempo, então, ilegal ou imoral: Fique fora!

Construir uma reputação no mundo virtual pode ser muito mais rápido do que no mundo real, mas perder essa reputação é, com certeza, ainda mais rápido. Então, se for publicar um vídeo, por exemplo, respeite os direitos autorais caso queira inserir uma música como fundo. Já existem algumas bibliotecas de músicas livres de direitos autorais, pesquise, baixe uma e use sem problemas.

Pense em criar uma política de mídia social em sua empresa, estabeleça limites sobre o que os seus funcionários podem ou não podem falar sobre determinado assunto, isso vai ajudar a evitar enganos. Enfim, estas foram apenas algumas dicas, é claro que existem muito mais coisas importantes que você deve saber.

Mas meu conselho é esse:

Leia, estude, aprenda… Ou contrate um profissional, mas não perca tempo, não desperdice as grandes oportunidades que sãp as Mídias Sociais. Alguma dúvida? Alguma crítica? Deixe um comentário.

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s