Monitore seu site já

Monitore o seu site

Monitoração é a chave para o sucesso, não só do seu site e de seu blog como de toda a sua empresa. É monitorando que você percebe, a tempo de mudar, qualquer falha, seja em um produto, um serviço ou em uma campanha de marketing.

Quem mantém em sua empresa um SGI (Sistema de Gestão Integrada) entende do que estou falando. Existe um Sistema chamado FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) – Análise do Tipo e Efeito de Falha, isso ajuda a evitar empresas e principalmente grandes indústrias a controlar possíveis falhas ou acidentes, físicos e ambientais.

Se você está pensando: “Minha empresa não precisa disso”. Saiba que isso vale também para uma campanha de Marketing, talvez devamos entender que um “acidente” em Marketing pode talvez não significar risco de vida ou ambiental, mas com certeza é um risco de perda de clientes, credibilidade e dinheiro.

Então, este post é uma parte do livro do Cláudio Torres (Eu já tinha citado este livro antes) Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. Se quiser, e devo dizer que vale a pena, ler o livro na integra, é só clicar no nome do autor.

Monitore seu site já

Use uma ferramenta de monitoramento de sites. Se não tiver uma, use o Google Analytics, que é gratuito. Esta ferramenta deve permitir monitorar todas as páginas de seu site, e gerar relatórios individuais de cada página e compilados, incluindo dados diários, semanais, mensais e de períodos determinados.

Sempre que necessário crie uma página de entrada, onde o consumidor vai para após o clique, para cada nova ação. Assim você pode monitorar ações específicas.
Mantenha o monitoramento geral do site com relatórios e análises semanais ou quinzenais.

Monitore cada uma das ações

Em cada nova ação ou campanha, crie uma página de entrada voltada para a ação. Uma página específica, com um endereço para cada ação de marketing digital, como http://www.seusite.com/promonatal.php, permitirá que você analise cada uma das ações individualmente.

Defina que informações serão monitoradas na campanha.

Em geral, são aquelas que afetam o desempenho ou estão relacionadas aos objetivos. Defina, a partir do objetivo da campanha, qual será a conversão esperada e crie uma página de conversão.

• No marketing de conteúdo monitore cada post do blog.

• No marketing de mídias sociais monitore a origem das visitas, separando de onde vêm as visitas, por exemplo do Twitter ou do
Facebook, e para onde vão, ou seja, se permanecem algum tempo no site, ou se saem pela mesma página que entraram.

• Em campanhas de email marketing, implemente um ponto de monitoramento para saber quais emails foram abertos. Para isso, use
uma imagem, carregada no seu site, e links, com detalhes das informações presentes no email.

• Em campanhas de marketing viral, implemente no widget ou vídeo viral um ponto de monitoramento de downloads, exibições ou cliques, conforme o caso.

• Em campanhas de banners, monitore os cliques e o tempo de permanência no site usando uma página de entrada, ou um código,
para cada um dos e formatos publicados.

• Nas campanhas em vídeo, use as ferramentas presente no YouTube ou Vimeo. Monitore o tempo de permanência, para ter certeza que os visitantes de fato assistem a todo o vídeo, e não somente os primeiros segundos.

Analise periodicamente

Crie uma reunião mensal de marketing digital, e analise todas as informações monitoradas, sua evolução em relação ao mês anterior, e o que foi melhor e pior.
Durante uma campanha, defina uma periodicidade de análise das informações de monitoramento e de tomada de decisão de correção de rumos.
Ela deve garantir no mínimo quatro análises ao longo de toda a campanha.
Ao final da campanha, faça uma análise geral dos resultados buscando aprender com os erros, os acertos e o comportamento de seu consumidor durante a campanha.

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