Seu site está… ultrapassado?

Como assim? Bem, tudo tem seu tempo, sua época, mesmo um site pode ficar ultrapassado.

O que ontem fazia sucesso, hoje pode ser considerado “brega”. Sabe aquele papo de: “eu sou do tempo…” Pois é. O seu site é “do tempo…”?

Talvez o seu site já tenha sido um dos melhores online, mas será que ainda é? Qualquer pessoa que entenda um pouquinho de SEO sabe que atualização é primordial.

Como a moda, os sistemas mudam e se você não mudar junto com ele acaba ficando ultrapassado.

Lamento dizer, mas talvez você esteja sorrindo e pensando: “meu site tem apenas dois ou três anos…”

Você já reparou como a tecnologia evoluiu rápido? Antigamente dois ou três anos na eram muita coisa, mas hoje em dia, em um mundo no qual a cada dia surgem milhares de inovações tecnológicas, dois ou três anos podem significar uma grande perda de clientes e credibilidade.

A atualização de um site é necessária não apenas por uma questão visual, mas também para os mecanismos de busca, como parte do mundo tecnológico eles evoluem a cada dia, mudando os sistemas de busca, melhorando, encontrando novas formas e razões para destacar um determinado site. Por isso o site que está em primeiro lugar na pesquisa orgânica do Google hoje, pode estar na segunda página amanhã.

Então, que tal analisar o seu site?

  • Conteúdo.

O seu conteúdo é atual? Qual foi a última vez que você modificou, atualizou o conteúdo do seu site? As expressões, termos, citações, depoimentos… Há quanto tempo este conteúdo está online?

  • Página de vendas

A mercadoria que você vende pode até ser a mesma, mas será que não dá para mudar as fotos? Ás vezes o mesmo cliente vê uma foto diferente de um produto que ele já viu diversas vezes, mas se interessa. Por quê? Porque a foto antiga era conhecida e ele já tinha decidido que não queria, então ele não olha realmente o produto, apenas reconhece a foto e se lembra da decisão anterior, passando para o próximo item.

  • Eventos

Qual foi a última vez que você atualizou a página de eventos de sua empresa? Será que ainda está exibindo as fotos da festa de confraternização de 2008? Na maioria das vezes as pessoas entram no site a procura de novidades. Será que você está se lembrando de oferecer isso aos seus clientes?

  • Página de imprensa, blogs ou links

O seu blog é atualizado pelo menos uma vez por semana? Você oferece links para outros sites? Já verificou se esses sites ainda existem? Ou se ainda vale a pena oferecer esses links? Talvez a princípio a sua intenção fosse válida, mas procure verificar se o link ainda deveria estar ali.

Acredite ou não estes itens são muito importantes na hora de converter um lead em cliente.

O seu site envia uma imagem de sua empresa, se essa imagem for ultrapassada, será como tentar vender a uma menina de 15 anos um “vestido de chita” e um par de “sapatinhos boneca” nos dias de hoje.

Talvez você esteja pensando: “Ah sim, posso modificar algumas coisas, mas de que adianta?”

Site do UOL - 1996

Site do UOL - 2011

O pessoal do UOL parece entender isso.

Bem, adianta que pouco a pouco os seus clientes, mesmo os mais fiéis, vão procurar por algo mais, algo que lhes chame a atenção, que desperte sua curiosidade ou que lhes forneça informações atuais.

Se seus concorrentes estão fazendo isso, prepare-se para perder clientes. Acredite, é o que vai acontecer. Em um mundo onde as informações são transmitidas em questão de segundos, estar ultrapassado pode ser um “suicídio digital”.

Pense nisso. Mas não fique apenas pensando, aja, procure melhorar seu conteúdo, atualize fotos, forneça dicas atuais, interaja com seus clientes para que eles se lembrem de você quando precisarem de algo.

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