O blog da minha empresa não funciona…

Vamos ser objetivos aqui:

Um blog é o melhor e mais barato meio de marketing na internet.

Um estudo de mais de 3.000 profissionais de Marketing feito por Mídias Sociais no último ano mostrou que 68% das pequenas empresas usam blogs como parte de suas estratégias de Marketing Online.

Afinal, se você usa todas as outras Mídias Sociais, porque não o blog?

O blog torna tudo mais fácil. Mas… Então porque o seu não está dando o retorno que você esperava?

Eis 10 razões práticas e de fácil solução para que o seu blog não dê os resultados esperados:

  1. Ninguém tem tempo.  Seja honesto consigo mesmo e pense se você terá pelo menos duas ou três horas por semana para se dedicar a escrever em seu blog. Se alguém em sua empresa poderá fazer isso, ou considere contratar um profissional para gerenciar os textos do Blog – uma pesquisa revelou que 10% dos proprietários de pequenas empresas contratam profissionais para esta tarefa. Sem alguém que faça este serviço de forma constante, sua empresa acabará com um blog estático, e sem atualizações, ou com textos sem muito nexo, o que é pior. Escrever um texto que cative o leitor (cliente) exige criatividade, bom humor e, mais do que qualquer coisa, capacidade e conhecimento do idioma. Os corretores ortográficos ajudam, mas não fazem o serviço completo.
  2.  Você não sabe o que dizer. Desenvolver no mínimo quatro idéias de post por mês é o mínimo que se pode fazer, mês após mês… E não estamos falando de lançamento de produtos ou promoções, mas de textos que interessem o leitor.
  3. Você precisa de uma meta objetiva. O que você espera do blog? O que quer que ele faça por você? Provavelmente não irá impulsionar suas vendas como menos da metade dos blogueiros de negócios dizem que acontece. Em compensação, cerca de 80 % afirma ter conseguido uma grande exposição de sua marca.
  4. Se você não tiver cuidado. Nada corrói mais e mais rápido a credibilidade de uma empresa do que um blog desleixado.
  5. Você não tem um estilo estabelecido. Empresas que têm um blog bem sucedido possuem um estilo de escrita online que é consistente e faz com que os visitantes se sintam confortáveis. Outra vantagem de estabelecer um estilo de escrita é que qualquer pessoa pode postar, desde a pessoa que consiga seguir este estilo.
  6. Você não usa Mídias Sociais. Muitas pessoas pensam que escrever um post no blog é o suficiente, que após isso milhares de pessoas surgirão para ler o texto. Mas os blogs não funcionam assim. Após escrever o post, alguém precisa promover o post. É aí que entram as Mídias Sociais.
  7. Você acha que é sobre você. Os blogs são uma ferramenta poderosa para conhecer seus clientes e construir relacionamentos profissionais.
  8. Você não confia nos seus blogs.  Se você está delegando os textos do blog para um funcionário ou de sua empresa ou para um profissional da área de Marketing, você precisa dar a essa pessoa autoridade suficiente para representar sua marca online. Caso contrário, será uma consulta a cada postagem e isso é uma perda de tempo, seu e do profissional.
  9. Você não deixa os comentários do blog acessíveis. Muitas empresas têm medo do que seus clientes poderiam postar na área de comentários do blog. Mas blogs são um compromisso e neste caso você precisa estar preparado para aceitar críticas e respondê-las de forma satisfatória.
  10. Você não está disposto a investir em design. Seu blog precisa ser limpo e convidativo, para que os leitores queiram permanecer o suficiente para que ele cumpra seu objetivo (seja de divulgar sua marca, seja de informar novidades) ler o post e, é claro, comentar, curtir e compartilhar.

Ainda tem alguma dúvida? Me mande sua pergunta, vou ficar feliz em responder.

Se tiver mais alguma idéia sobre como melhorar blogs de pequenas empresas, deixe seu comentário.

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

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