Como funcionam os mecanismos de busca?

Os mecanismos de busca têm um objetivo: Fornecer aos usuários os resultados mais relevantes possíveis relacionados à busca efetuada.

Se um mecanismo de busca obtém sucesso ao fornecer ao usuário as informações que ele precisa, este usuário ficará satisfeito e, com certeza voltarão a usar o mesmo mecanismo de busca em uma futura pesquisa.

Para que esses mecanismos possam fornecer aos usuários resultados realmente relevantes, eles precisam de um arquivo, um banco de dados, no qual eles armazenam as informações.

Cada mecanismo tem seu próprio método para coletar dados e organizar seu arquivo. Esses métodos abrangem relevância, quantidade de informações, especificações e etc.

Os mecanismos escaneiam toda a internet em busca dessas informações, de forma a poder fornecer aos usuários dados atualizados.

Como eles fazem isso?

Cada mecanismo de busca tem sistemas (robots) que rastreiam e anexam conteúdos dos sites. Se o seu site não tiver sido rastreado é impossível que ele apareça nos mecanismos de busca.

Grandes sites de busca, como Google, Bing e Yahoo, estão constantemente indexando centenas de milhões, senão bilhões de páginas, mas… Como eles sabem o que mostrar? Como selecionam os sites mais importantes, relevantes, para exibir nas páginas de resultados (SERP – Search Engine Results Page)?

Dois importantes fatores são  considerados na hora de priorizar os resultados:

  1. O conteúdo do site – Ao fazer a indexação, os mecanismos de busca escaneiam cada página do seu site, em busca de informações sobre o site, analisam conteúdos, tags, descriptions e instruções das páginas.
  2. Inbound Links (links de entrada) – São links que apontam para o site, esses links falam da importância que o site tem para outros sites.  Visto de outra forma, os inbound links são como votos.Assim, se o conteúdo do site informa os mecanismos de busca a que ele se refere, os inbound links dizem o quão relevante é esse conteúdo. Não há um limite de links, mas eu não recomendaria mais de 100 (se você chegar a isso, digamos que já deixou o seu recado). Mas, mais do que a quantidade o que conta é a qualidade dos links. De nada adianta você ter um site de uma loja de informática e ter links apontando para ele vindos, por exemplo, de lojas de roupas femininas ou de um blog sobre cinema. Os mecanismos de busca não se deixam enganar, então, se o seu site é sobre livros, procure links que venham de blogs de escritores, editoras, livrarias e etc.Isso sim, conta.

1 comentário

  1. Pingback: A importância dos links « suacampanha

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