O que é o Marketing Viral?

O guaraná Antártica é uma das marcas que melhor utiliza o sistema de Marketing Viral, a marca, que utiliza as Redes Sociais desde 2005; no carnaval deste ano lançou sua maior promoção “Carona que contagia”, apostando no Marketing Viral, o que funcionou melhor do que o previsto. Na promoção a empresa colocou três amigos em um carro que era movido por comentários e “curtições” no Facebook, a cada interação dos usuários o carro se movia uma determinada quantidade de metros.

Os usuários do Facebook gostaram tanto da novidade que a promoção aumentou em mais de 200 mil o número de fãs da página que atualmente conta com 4,6 milhões de fãs.

Este tipo de campanha tem uma vantagem inestimável, ao contrario de uma campanha bem sucedida (neste caso deveria dizer muito bem sucedida)  na TV, por exemplo, o custo desta foi irrisório, o alcance enorme e a interação divertiu, agradou e comoveu o público.

Esse é um exemplo perfeito de Marketing Viral, eu soube da promoção no Twitter e, é claro, entrei na página do Guaraná Antártica e dei minha “curtida” para ajudar os rapazes a chegarem em Salvador e curtir o carnaval com a Cláudia Leite.

Este tipo de Marketing também foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Barack Obama nas eleições para presidente dos Estados Unidos.

O Marketing Viral exige, principalmente, uma boa estratégia de divulgação de um produto, marca ou serviço que leve o público a compartilhar a informação por conta própria, seja por acreditar no produto, seja por algum tipo de oferta de prêmios…

Qual é a vantagem deste tipo de Marketing?

É gratuito ou pelo menos muito mais barato que qualquer outro tipo de Marketing.

É claro que a coisa não é tão fácil quanto lançar uma promoção em uma Rede Social e esquecer que ela existe, é necessário uma certa dedicação para que tudo funcione a contento, mas no geral o custo é baixo.

Com a divulgação de um produto ou seja á o que for que você queira promover, vêm também o aumento na quantidade de visitantes em seu site, por isso a maioria dos profissionais recomendam um casamento entre o Marketing Viral e uma boa Landing Page.

Os Mecanismos de busca e o Marketing Viral

Os mecanismos de busca dão uma importância muito grande à influência de um site. No caso de uma campanha bem sucedida, com um grande número de pessoas recomendando ou comentando, os mecanismos de busca entendem que o seu site é uma referência sobre aquele assunto e isso melhora consideravelmente o posicionamento do seu site na busca orgânica.

Mas como saber se o produto da minha empresa serve para criar uma campanha de Marketing Viral?

Na verdade qualquer produto que possa ser usado em uma campanha de Marketing pode ser usado no Marketing Viral, é claro que alguns são melhor aceitos que outros, mas geralmente isso acontece também nas campanhas publicitárias off-line.

No caso da internet alguns materiais são, se não mais fáceis de divulgar, pelo menos mais procurados que outros.

É o caso de tutoriais, whitepapers, e-books e todo o tipo de material didático gratuito.

No caso de produtos específicos, como computadores, geladeiras, Tvs, recomendo que você pense em um tipo de promoção que atraia as pessoas.

Você pode dizer, mas meu produto é dos melhores, ele se vende sozinho. Sério? Então que tal pensarmos na quantidade de lojas virtuais que existem atualmente, todas vendendo a preços super atraentes, com facilidades de pagamento, fretes gratuitos e etc.

A concorrência online é grande e as grandes empresas tendem, como off-line, a engolir as pequenas, a menos que estas consigam criar um atrativo especial.

Oferecer brindes, instigar interações, chamar a atenção do público para o seu site, pode ser um diferencial. Lembre-se de que uma vez que o usuário esteja dentro do seu site, caberá a você estar preparado para transformar esse visitante em um cliente e os clientes ocasionais em clientes cativos.

Então, se for fazer uma campanha de Marketing Viral, planeje cuidadosamente a estratégia, interaja com os usuários e tenha em mente que nem todo mundo consegue da primeira vez. E tenha o seguinte fator em mente: Não faça uma campanha morna, ela não vai ajudar em nada. Está provado que os usuários apenas reagem a fortes emoções, amor ou ódio, se eles ficarem neutros à sua campanha, esqueça e tente outra vez.

Boa sorte!

4 comentários

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