Como delegar a responsabilidade das Mídias Sociais de sua empresa?

Você deve ter em mente que precisa de uma pessoa que goste de trabalhar online, que se sinta confortável navegando pelas Mídias Sociais e que seja tão entusiasta e comunicativa online quanto off-line.

As outras opções são: ficar sentado na frente do computador, torcendo para que alguém fale com você, enquanto procura algum assunto para tentar iniciar ou contratar um profissional.

A primeira coisa que você deve lembrar, é que as Mídias Sociais foram criadas para todos e se você tem jeito com esse tipo de mídias esta pode ser a melhor e mais fácil forma de alcançar o mercado, rede de clientes e outras empresas.

É a chance de sua empresa realmente se comunicar com os clientes e construir uma relação que gere fidelidade.

Não se esqueça porém que a pessoa que for assumir o gerenciamento de suas Redes Sociais deverá possuir autonomia para promoção de produtos e relacionamento com o cliente.

Isso significa que você deverá confiar na capacidade de discernimento e, principalmente (não se esqueça disso) na eficiência da pessoa em escrever português.

Então, tente seguir os seguintes passos:

  1. Pergunte – Se você não tem certeza, pesquise dentro de sua empresa se existe alguém que seja expert em Redes Sociais. Pode ser que algumas pessoas usem Redes Sociais informalmente, mas pode haver alguém interessado em aprender a fazer isso com mais seriedade. Você pode investir nesta pessoa, se ela for de confiança e tiver acesso aos outros departamentos.
  2. Terceirizando – Se você acha que o gerenciamento das Mídias Sociais é um bicho de sete cabeças e que você nunca vai entender nada sobre isso e não tem certeza de que algum de seus funcionários seriam capazes de assumir esta tarefa, você pode contratar uma empresa terceirizada. Esta empresa poderá lhe fornecer dois tipos de serviços: Fornecer um treinamento a alguém de sua confiança e preparar essa pessoa para assumir a função ou apenas assumir o gerenciamento de suas Redes Sociais de forma profissional.
  3. Colabore – Mesmo delegando esta tarefa, você deve acompanhar, mesmo que vagamente, o andamento das coisas. Um profissional de gerenciamento de Mídias Sociais, com certeza apresentará mensalmente um relatório de análise e desenvolvimento dos serviços prestados. Caso esta pessoa seja alguém de sua empresa, você pode solicitar o mesmo tipo de relatório. Este processo é importante para sua empresa, não se esqueça.
  4. Combinação – Todas as opções acima podem ser utilizadas em conjunto, dessa forma a pessoa que quiser aprender o gerenciamento de redes sociais poderá acompanhar os procedimentos e estratégias do profissional, até que você tenha alguém experiente o bastante dentro do seu quadro de funcionários para assumir esta tarefa. Procure também aprender o máximo possível. Lembre-se de que tudo o que se refere às Mídias Sociais se move em uma velocidade assustadora e se você não se mantiver atualizado, não há como manter o controle de uma importante parte de Marketing da sua empresa.

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s