Algumas dicas sobre Marketing Online

A internet é como um imenso shopping center, com todos os tipos de pessoa, vendedores, compradores, especialistas em Marketing entre muitos outros.

Não existem muitas limitações para o potencial de negócios a serem realizados na internet, este potencial cresce diariamente e o grande alvo dos usuários é o Marketing.

Pensando nisso aqui estão algumas dicas básicas sobre o marketing na interne para você ter em mente.

Se você for proprietário de um site é muito provavelmente que queira acompanhar pessoalmente o desenvolvimento do marketing online de sua empresa. De outra forma, como poderá ter certeza de que o Marketing de sua empresa está funcionando como deveria?

Existem diversas coisas pelas quais os usuários buscam: informações, fotos de produtos, histórico da empresa, reputação e muito mais coisas.

Se você quer que o Marketing da sua empresa funcione deverá buscar formas de suprir as necessidades dos usuários.

Então, aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

1 – Tenha um blog

Se você acha que é fácil, pense novamente. É difícil manter todos os dados de sua empresa atualizados diária ou semanalmente (mensalmente é impensável).

Digo impensável porque se você pretende manter atualizações mensais, seu blog será inútil.  A menos que você tenha uma quantidade enorme de artigos para publicar de uma só vez e eu não recomendo isso.

O Marketing através do Blog gera uma conexão com os usuários, oferecendo não apenas a você a oportunidade de ouvir seus consumidores, como a eles de se comunicarem com sua empresa. O blog também vai ajudar no SEO do seu site, se utilizado de forma a aproveitar suas palavras chave nos artigos.

Além disso o blog tem uma vantagem sobre o site. Enquanto no site você não pode ficar atualizando textos e inserindo imagens, não pode dispor de espaço para novidades do seu mercado, o blog atua como um espaço para tornar o seu site amigável para o Google.

O Google ama novos artigos, novas informações. Simples assim!

Então crie um blog para sua empresa!

Claro que para isso você vai precisar de um bom escritor. Meu conselho é que você escolha dentro de sua empresa uma pessoa capaz de elaborar bons textos. E claro, pague um extra pelo serviço, pois, acredite em mim, elaborar textos agradáveis e que cativem os usuários, não é fácil.

Ou contrate um profissional de fora, mas não se esqueça de manter-se atualizado e sempre atento ao serviço, pois, como dizia minha avó: “É o olho do dono que engorda o porquinho”.

Meu conselho é que você, de vez enquanto, leia alguns tutoriais e webnar sobre o assunto.

2 – Tenha certeza de que a aparência do seu site é agradável para os seus consumidores

Existe uma grande quantidade de sites por aí, alguns são ótimos, outros nem tanto… Mas o que isso tem haver com o seu site?  Tem muito, se você quer entender como as coisas funcionam precisa ficar de olho na concorrência e não só na concorrência dos seus produtos, mas na internet de forma geral.

Afinal, se um site, seja qual for o produto que ofereça, obtém sucesso na internet, ele deve ter algo que agrade aos usuários, então, você pode aprender algo com ele.

Um bom profissional de Marketing sabe que, apesar da beleza das novidades, às vezes o melhor caminho é aquele que já foi percorrido antes.

Você não deve perder tempo tentando “adivinhar” como o seu site deveria ser, simplesmente olhe por aí e descubra as milhares de opções que possui e que já faze sucesso. Aprenda com eles, mas não copie, crie um design próprio.

3 – Não pare no site

Muitas empresas acreditam que seus negócios estão bem quando o site está estabelecido. Acreditam que, uma vez que o site está lá e vai funcionar sozinho e de forma automatica.

Sinto decepcionar àqueles que acreditam nisso, mas… Não funciona assim.

Colocar o site online é apenas o primeiro passo (é claro que não estou me dirigindo àqueles que fazem questão de comprar um domínio e mandar desenvolver um site apenas para que o endereço www conste em seu cartão de visitas) mas, se não for o seu caso, após o primeiro passo você terá uma longa estrada pela frente.

O primeiro passo não te dará tudo, ele será apenas o início do caminho que te dará estabilidade de um ponto de referência.

Depois que você criar e estabelecer uma presença online, você precisa ter certeza de que essa presença será marcante o bastante para conseguir novos clientes.

O passo seguinte? Comece o blog! Crie perfis nas Redes Sociais e, principalmente, não esqueça a otimização do site, sem a qual tudo o que estou sugerindo ficará navegando sem rumo.

Lembre-se, não existem negócios sem investimentos e a internet é, atualmente um negócio muito rentável, então, não se acanhe, invista no seus site, no marketing online, você se surpreenderá com os resultados.

Não vou mentir para você, vai doer um pouco fazer um bom investimento em Marketing Online, digo um investimento correto, não um meio termo que acabará em nada.

Mas posso garantir outra coisa, o retorno compensa e, acredite, a longo prazo, doerá muito mais a falta de um bom sistema de divulgação.

Mas, ah, sim, você pode até evitar estes gastos agora, mas, cedo ou tarde, quando seus concorrentes estiverem conquistando todos os  clientes e o seu site estiver afastando cada vez mais os usuários… Poderá não ser tarde, mas, com certeza, o custo já terá se tornado muito mais alto.

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