Não pegue atalhos na Otimização do seu site

Qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo de SEO sabe que não é fácil, erros no desenvolvimento de um site podem ser muito difíceis de consertar.

E, não, não vai funcionar da noite para o dia.

Leva tempo para que os resultados apareçam e isso pode ser bem frustrante para todo mundo.

Os donos de sites às vezes querem que tudo funcione em alta velocidade. Hoje a otimização, amanhã o primeira posição nas SERPs.

Eu chamo isso de UTOPIA. Você pode chamar de ilusão também, se quiser.

Tentar acelerar o processo é uma péssima idéia. Como eu já disse algumas vezes antes, a otimização é algo que traz resultados a longo prazo e por um longo tempo, mas tentar acelerar qualquer processo pode resultar em uma campanha mal implementada e os resultados nunca serão os esperados.

Aqui você tem algumas dicas de alguns “atalhos” no processo de otimização que devem ser evitados:

Não

Nenhuma pesquisa de palavra chave

O primeiro passo de uma campanha de SEO é a pesquisa de palavras chave para cada página do site. Claro que este é um serviço demorado, principalmente se você que selecionar as melhores e que ofereçam melhores chances de bom posicionamento nos mecanismos de busca. Quanto mais páginas tem o site, mais demorado é o serviço.

Alguns proprietários de site acham que não tem problema ignorar esta etapa. Isso não é importante porque eles sabem exatamente quais as palavras chave querem usar.

Mas será que essas palavras vão realmente atingir o objetivo? Você não tem como ter certeza até que uma boa pesquisa de palavras chave seja realizada e que você possa verificar todas as possibilidades.

Não fazer a otimização de cada página

Geralmente, quando o site é grande, os proprietários acham que não precisam otimizar cada página, “apenas as mais importantes é suficiente”.

Mas… Não são todas importantes? Cada página de um site tem seu propósito e se você acha que não vale a pena otimizar uma delas, talvez deva pensar em tirá-la do site.

Os mecanismos de busca classificam as páginas individualmente e não o site como um todo. Uma página de serviços talvez consiga uma melhor classificação do que a página inicial, dependendo das palavras-chave.

Tudo bem fazer a otimização por etapas se o site é muito grande, mas nem pense em ignorar o processo como um todo, todas as páginas deverão receber atenção se você quiser que a otimização relamente funcione.

Ignorar as Tags

As Meta Tags já não tem o poder que tiveram para ranquear um site, mas elas ainda têm um propósito importante e uma das melhores práticas de SEO é inclui-las.

A Tag de título é o link indexado pelos mecanismos de busca.

A Meta Description é o texto que o usuário lerá sob o título do site na página de resultados de busca e é como uma chamada publicitária. Ela deve incluir palavras-chave e conseguir atrair a atenção do usuário de forma a faze-lo clicar em seu link.

A Tag H1 é o cabeçalho da página e o primeiro texto que um spider (robôs que fazer a busca e classificação dos sites) lê em uma página.

Tags de imagens são úteis porque os Spiders não vêm a imagem, por isso, ao otimizar uma imagem você estará tornando-a visível para os mecanismos de busca e aumentando as possibilidades de uma boa classificação.

Comprar Links

Link buildings são um fator muito importante para o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, mas eles devem ser conquistados.

Os mecanismos de busca sabem a diferença. A maioria  dos links pagos não possuem nenhum valor para eles.

Então não perca tempo e dinheiro pagando por algo que, no final não vai te servir de nada.

Ao invés disso, use ambos para estabelecer links verdadeiros, relevantes e para ganhar a confiança dos mecanismos de busca.

 

Posts relacionados

A importância dos links

Dicas de otimização para quem não gosta de atualizar conteúdo

Perguntas que toda pequena empresa deve fazer sobre Otimização

A pirâmide de sucesso da Otimização de Sites

3 comentários

  1. Pingback: Dicas básicas para incrementar a otimização do seu site | SuaCampanha.com

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s