Usando memes para criar engajamento nas Mídias Sociais

Com o crescimento das mídias e redes sociais, tem havido uma crescimento igualmente rápido na criação de memes.

Embora os memes – conteúdo de nicho altamente viral – já existam há algum tempo, nos últimos tempos eles se tornaram um fenômeno na internet. Os queridinhos de 90% dos usuários de redes sociais (os outros 10% estão ocupados criando os memes).

Por definição, um meme é um elemento cultural transmitido de pessoa para pessoa.

Podem ser vídeos, gifs animados, frases de efeito e muito mais.

Utilizar memes em sua campanha de Marketing, se feito de forma bem pensada, pode tornar a campanha muito mais viral do que você imagina.

Se o objetivo de toda campanha de Marketing é disseminação, nada melhor do que os queridinhos dos usuários para estimular uma reação em cadeia.

Por exemplo, você já ouviu falar do Boulevard Saint German? Não? Mas na campanha de marketing dele você com certeza já ouviu falar, uma vez que foram eles que lançaram o meme “Menos a Luiza, que está no Canadá.”

Neste caso, também foi notável a rápida reação dos gestores de marketing do Magazine Luiza, que se aproveitaram do meme e rapidamente entraram com uma campanha, retirando o nome Luiza de algumas lojas e do site.

Da mesma forma que a Nissan, ao lançar a campanha dos “Poneys Malditos”.

Como essas duas, muitas outras campanhas encontraram um nicho fantástico de viralidade nas redes sociais.

Campanha bem sucedidas que utilizam memes tem alguns elementos em comum:

  1. Falam com o público: os profissionais de marketing precisam estar sempre antenado com seu público. Gostos, linguagem, senso de humor, etc.
  2. São altamente relevantes: Devem estar sempre em sintonia com seu público. Os memes são uma grande exemplo do estilo “é engraçado porque é verdade”.
  3. São memoráveis e altamente virais: Os memes imploram para serem compartilhados e o compartilhamento é quase automático, porque o usuário sabe que o amigo terá uma reação similar a dele.
  4. Na maioria das vezes os memes tem vida curta: São apenas um dos componentes da campanha de marketing. Um recurso adicional e deve ser usado com moderação. Eles crescem rapidamente e acabam se tornando cansativos.
  5. Os memes tem uma mensagem de marketing objetiva. Capturam o interesse das pessoas e se espalham rapidamente, mas dificilmente são considerados parte do marketing tradicional.

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