Otimização x Mídias Sociais, a questão não é um OU outro

Se você é proprietário de um site ou de uma empresa online, é essencial que tenha isso em mente. O SEO não é “outra” opção, as Mídias Sociais também não.

Você não deve escolher entre um e outro, mas utilizar ambos.

Estratégias diferentes, mesmo objetivo. Conversão.

Como já citei algumas vezes, o SEO é primordial para que o seu site apareça nos resultados orgânicos (gratuitos) dos mecanismos de busca. Quanto melhor o seu posicionamento nesses  mecanismos, maior o número de visitantes que chegará até o seu site.

A implantação de palavras-chave específicas por melhorar a posição do site, mas não é a única coisa, os mecanismos de busca não vão confiar no seu site apenas porque você colocou as palavras chave corretas.

A credibilidade vem através de links externos, de pessoas e sites que confiam no seu produto ou serviço, o fato de o proprietário de outro site confiar no seu é muito importante para os mecanismos de busca.

É por isso que uma boa estratégia de otimização é demorada. Onpage e Offpage, essa é a combinação necessária para a construção da reputação de um site.

Há algum tempo atrás algumas técnicas “black hat” de SEO, como a compra e troca de backlinks, levaram os mecanismos de busca a optarem por outra forma de classificarem os sites e nada melhor do que a opinião dos próprios usuários para proverem informações sobre a qualidade de um site.

Os melhores backlinks são aqueles que você conquista através de um bom conteúdo, que mostram que você realmente entende do que está falando.

E é aqui que entram as Redes Sociais.

São milhares de usuário compartilhando informações e, principalmente, links para outros sites.

Os mecanismos de busca não ignoram isso e é exatamente por isso que os mecanismos de busca incluem, atualmente, informações de Redes Sociais, em sua avaliação da relevância de um site.

A confiança do usuário é o mais importante para os mecanismos de busca, então, se um site é constantemente citado em diversas redes sociais, é claro que eles irão dar uma atenção especial a isso.

É por isso que a Otimização e as Mídias Sociais estão diretamente conectadas.

Falando de forma simples a relação dos dois pode ser resumida da seguinte forma:

O conteúdo das Mídias Sociais precisa ser otimizado para que realmente funcione.

A Otimização precisa ser compartilhada para que seu efeito seja mais garantido.

2 comentários

  1. Pingback: Marketing para pequenas empresas « Sua Campanha.com

  2. Pingback: Dicas básicas para incrementar a otimização do seu site | SuaCampanha.com

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s