Algumas sugestões do Google para otimização de imagens

 

Para tornar mais fácil a indexação de suas imagens você só precisa seguir as dicas do próprio Google:

  1. Use apenas formatos suportados pelo Google Imagens no seu site

Esses tipos de imagem incluem: GIF, PNG, JPEG, BMP, WebP, SVG, então certifique-se de que todas as imagens de seu site possuam esses formatos.

  1. Use palavras descritivas no nome do arquivo.

É trabalhoso? Claro que sim, mas se você descreve a imagem, a indexação fica mais fácil. Então esqueça nomes de arquivos como IMG864885112232584.jpg. As descrições são úteis quando um usuário está procurando por uma imagem.

  1. Use Alt Tags para descrever as imagens.
  2. As Alt Tags são importantes, primeiro porque explica ao Google o assunto da imagem e ele usa essas informações para fornecer aos usuários as melhores imagens sobre determinado assunto. Além disso, caso, por algum motivo a imagem não seja carregada no navegador, as Alt Tags fornecem uma descrição dela para o usuário. Aqui têm alguns exemplos de Alt Tags, boas e ruins:

Ruim: alt = “   “

Melhor: alt = “carro”

Melhor: alt = “Ferrari vermelha”

Evite Alt Tags longas ou confusas demais. OU a inserção de palavras chave relacionadas com seu site, mas não com a imagem;

  1. Uma descrição ou referência à imagem na página onde ela está inserida, em algum lugar perto da imagem ou a utilização de palavras chave semelhantes à Alt Tag e/ou ao nome do arquivo, o Google também recomenda a inserção de títulos descritivos e legendas.
  2.  Sitemap.

O Sitemap das imagens ajuda a equipe do Google a entender as imagens do seu site, assim como determinar o que são elas.

  1. Tamanho do arquivo.

Isso não é importante, pelo manos não com relação à indexação na pesquisa. Para o Google não faz diferença o tamanho da imagem se ela estiver devidamente otimizada.

  1. Proteja sua imagens.

Uma vez na web as imagens estão acessíveis a qualquer usuários e neste caso uma imagem pode se repetir incontáveis vezes na página de busca. Muitas vezes sem descrição de fonte original ou Alt Tags. Mas é importante que você tenha em mente que se quer que a sua imagem apareça nas buscas, quanto mais otimizada ela estiver, mais difícil será tirarem sua posição com uma cópia de sua própria imagem. Se você coloca uma imagem sem otimização e alguém copia, otimiza e disponibiliza em outro site, é muito provável que a imagem deste outro site tome o lugar da sua. Você também pode disponibilizar as imagens sob licença, isso exige que os usuários entrem no seu site o que ajuda no tráfego também.

2 comentários

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