Qual a vantagem em se usar uma mascote nas Mídias Sociais?

Quem não é capaz de identificar essa imagem?

Mascote da Sadia

Desde os tempos do Marketing tradicional, as mascotes são encaradas com certo carinho pelos consumidores.

E não foram poucos os mascotes que passaram por nossas vidas, até onde eu posso lembrar,  acredito que não seja tão velha a ponto de me lembrar de todos (ou pelo menos assim espero), foi o bonequinho azul dos cotonetes da Johnson&Johnson.

Mascote da Johnson e Johnson

Depois dele vieram muitos outros que ainda permanecem em nossas memórias e que ainda são capazes de nos fazer sorrir.

Hoje em dia as mascotes continuam fazendo sucesso, como o Gênio do Chamyto e o bonequinho da Vivo.

Mas, qual a vantagem de se usar uma mascote nas Redes Sociais?

A verdade a vantagem de uma mascote em qualquer área do Marketing é que eles sempre são melhor aceitos pelos consumidores do que qualquer modelo profissional.

Mascote Michelin

Mais fácil de assimilar e com a vantagem de serem sempre simpáticos ao público, o mascote pode permanecer como representante de uma marca por muitos anos, passando de geração a geração, sendo reconhecidos ainda que sem o nome da marca para acompanha-los.

Uma boa mascote é ponto forte de uma campanha publicitária e quantas vezes não vimos o público se mobilizar na escolha de uma mascote, como no caso do Zé Gotinha, da campanha de vacinação, ou a escolha do nome da mascote das Olímpiadas Rio 2016?

Zé Gotinha - Campanha de Vacinação

Criar uma mascote não é difícil, mas transformá-la em um símbolo de sua marca pode levar tempo… Isso já foi verdade, da mesma forma que o marketing já foi unilateral.

Hoje, com a participação ativa dos consumidores nas Redes Sociais, divulgar e fixar sua mascote pode ser muito mais rápido do que você imagina.

Se você já tem uma mascote comece a pensar em um lugar de destaque para ela em suas Redes Sociais, se ela ainda não tem nome, pense em criar uma survey entre seus seguidores e amigos para escolher o nome dela.

Aconselho a selecionar alguns nomes dos quais você goste ou você pode acabar sendo levado a escolher um do qual poderá se arrepender. Selecione quatro ou cinco nomes e crie uma enquete.

Lembre-se de que uma mascote tem que ser visualmente atraente, de preferência que leve o consumidor ter algum tipo de reação emocional, qualquer uma serve, o que não pode acontecer é o consumidor olhar para sua mascote com indiferença.

Quando a mascote tiver uma presença marcante suficiente, comece a pensar em criar a Fan Page dela, seu próprio usuário no Twitter, etc.

Uma prova de que as mascotes estão voltando com toda força foi a campanha da Rede Globo para escolher o nome da mascote do esporte. Clique no link e conheça os novos mascotes: Globolinha 

Lembre-se tudo é valido em uma boa campanha de Marketing, desde que o objetivo da campanha não se perca.

Boa sorte!

2 comentários

  1. Pingback: Marketing para pequenas empresas « Sua Campanha.com

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