Marketing Político – Noções básicas do Twitter para sua campanha

Twiter nas eleições

Um tweet se mal utilizado pode causar m estrago considerável em sua imagem, acompanhar notícias, engajar seguidores, divulgar sua campanha… São inúmeras as vantagens de se usar o Twitter em uma campanha política digital.

Mas escolha carinhosamente a pessoa que irá representa-lo nos tweets e leve em consideração, candidato, que para conquistar seguidores e eleitores ativos, que irão ajudar a divulgar sua campanha, você não pode entrar no Twitter uma vez por semana apenas para tuitar: “Tenham um bom final de semana!” ou “Boa semana para todos”.

Isso não conquista seguidores, irrita-os.

Também não é muito inteligente enviar tweets para seus seguidores, falando apenas sobre “suas” conquistas, leis implementadas por “você”, eventos dos quais “você” participou e etc.

Em algum momento os eleitores irão começar a se perguntar se você se preocupa com algo além de você mesmo.

Informações sobre a cidade, estado, país, notícias importantes compartilhadas, isso mostra ao seu seguidor que você se interessa pelas mesmas coisas que ele, ou, pelo menos, que se interessa pelo interesse dele.

Essa história de perfis que tem 12 mil seguidores e segue apenas 12 pessoas é muito bom para as celebridades.

Políticos que não seguem seus seguidores estão:

  1. Correndo o risco de perder esses seguidores;
  2. Deixando de interagir com pessoas que estão ali em busca de interação;
  3. Correndo o risco de ter seus eleitores seguido outro político, que lhes seja mais acessível.

O sistema de “apenas ser seguido” é interessante quando você não espera nada da pessoa que o segue, mas, se você quer conquistar o voto dessa pessoa, ou mesmo lhe vendar algo, não pense em si mesmo como uma celebridade.

Se você ainda não tem uma conta no Twitter, faça agora mesmo, mesmo que ainda não tenha decidido se irá ou não usá-lo. Lembre-se que a escolha de nome é livre e que você pode ter mais de uma conta, assim, antes que o seu adversário registre uma conta com o seu nome.

Cadastre-se! Depois você decide o que vai fazer em seguida.

Se você já tem uma conta pessoal, use-a, mas você também pode optar por uma nova conta, utilizando um @nomedetwitter relevante para sua campanha, como: @vitória2012 ou @piúmamelhor. Se optar por uma conta de campanha, lembre-se que depois das eleições você não poderá ar continuidade a ela a menos que a transforme em uma conta de interesse público. Mas caso você use o seu número de candidato, esqueça. Trate de comunicar aos seus eleitores o motivo de ter que desativar a conta e tente trazê-los para sua conta pessoal.

Use a bio para dizer algo relevante para o eleitor sobre você. Na política é sempre bom você ter algo que o diferencie de adversários e mesmo de aliados.

Use como avatar uma imagem relacionada à sua campanha, seu número de candidato ou slogan. Personalize o papel de fundo do seu Twitter, isso é um excelente jogo de marketing, utilize imagens de seu município ou fotos de eventos importantes. Lembre-se, esta imagem pode ser atualizada até mesmo diariamente, se você quiser.

Atualize… Atualize… Atualize…

Por mais que eu insista, não será suficiente, mas vamos tentar de outra forma:

No Twitter, se você não mantém seu perfil atualizado no mínimo seis vezes ao dia, você está fora do Twitter e nem sabe.

Acredite a atualização é o ponto chave da interatividade, se você não consegue manter isso, esqueça uma campanha eleitoral no Twitter.

Seus adversários também podem adicionar você… Se fizerem isso, dê a eles motivos para se preocuparem e não para se alegrarem.

Enfim, não se esqueça, o Twitter é uma ferramenta entre muitas outras que estão à sua disposição na internet.

Selecione as que mais se parecem com o seu público e utilize-as.

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s