Quando o vídeo é mais do que uma simples opção de Marketing

Youtube no alvo

Algumas imagens falam mais do que mil palavras… Quem nunca ouviu esta frase? E quem discordaria disso?

Se você tivesse que optar entre rádios, jornais ou TV, para divulgar sua campanha de marketing, qual seria a sua escolha?

No livro “Não me faça pensar” de Steve Krug, ele fala sobre a falta de hábito dos consumidores em ler tudo o que está diante deles. Fala sobre o fato de estarmos acostumados a passar os olhos nas manchetes de jornais e selecionar apenas o que nos interessa, descartando todo o resto.

Mas isso não acontece com as propagandas da TV, certo?

Bem, algumas realmente são irritantes, mas em sua maioria (a publicidade brasileira é reconhecidamente uma das melhores do mundo) as propagandas na TV são divertidas e marcantes.

Não é que você não possa criar campanhas de marketing maravilhosas para a imprensa escrita, mas a verdade é que mesmo as campanhas em revistas e jornais exigem algo que prenda a atenção.

De preferência uma imagem.

Então a propaganda ideal é aquela que o consumidor pode acompanhar sem ter que fazer nenhum esforço.

Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim lançaram um site de compartilhamento de vídeo, eles acreditavam que este tipo de site poderia fazer sucesso entre os usuários da internet.

Hoje, cinco anos depois, o Youtube é o terceiro site mais visitado do mundo.

Por quê?

Se você tem um negócio online, precisa conhecer sua área. Onde você está divulgando seu produto? Que ferramentas você está usando? Que tipo de consumidor você quer alcançar?

Este tipo de pergunta já deve ter passado por sua mente diversas vezes, (ou pela mente de sua equipe de marketing).

Como gestora de Mídias Sociais, não posso deixar de ficar encantada com as possibilidades oferecidas pelo Youtube, é não só por ele ser o terceiro site mais visitado do mundo.

A verdade é que as pessoas, consumidores, gostam de imagens e se essa imagem for mais que uma simples foto, melhor ainda.

As pessoas gostam de vídeos, é por isso que a propaganda na TV é a mais cara de todas.

O consumidor pode até detestar a publicidade, mas uma vez que tenha visualizado o vídeo, ele vai se lembrar, nem que seja para citar como um dos piores que já viu.

No Youtube, quando você procura por um vídeo, um clipe ou tutorial, algo para distrair ou algo recomendado por amigos. Você assiste ao vídeo e então vê, do lado direito da tela, mas uma série de vídeos relacionados. Isso pode te levar a gastar muito mais tempo do que o previsto.

Para um comerciante online isso é o mais desejado.

E quando este vídeo se torna um viral? Como no caso da Luiza? É uma chance única de conseguir alcançar uma quantidade enorme de usuários.

E o que tudo isso tem a ver com a otimização?

Tudo.

Estar na base de dados do Youtube é uma forma certeira de conseguir destaque nas páginas de pesquisa.

Fazer um vídeo otimizado é mais uma forma de ser encontrado pelos mecanismos de busca. Interessante, não é?

Além da vantagem de conseguir atingir consumidores que não tem paciência para ler longos artigos (como este), você ainda pode melhorar sua posição nas SERPs.

A união entre o marketing em Redes Sociais e o marketing em vídeo pode ser considerada uma das melhores formas de você melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, além, é claro, da publicidade em si.

Muitos profissionais de SEO ainda não se deram conta das possibilidades oferecidas pelo Youtube. Aproveite este mercado ainda novo e crie alguns vídeos de seus produtos!

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s