Dicas de usabilidade para sites políticos

Usabilidade em sites políticos

A usabilidade é importante para qualquer site pois torna o site mais fácil de navegar.

Essa facilidade é atraente para o usuário que prefere encontrar o que quer de forma rápida e fácil.

Usabilidade em um site político é fazer com que o eleitor encontre informações de forma rápida e prática.

Muitas empresas gastam fortunas no planejamento da usabilidade de seus sites, mas a verdade é que existem algumas regras bem básicas que, se seguidas, podem tornar o seu site político agradável ao eleitor.

Aqui vão algumas dicas para o seu web designer seguir:

1 – O Slogan

Para uma empresa o slogan é o lema ou apenas uma frase que chama a atenção do usuário para seu produto ou serviço. Usa-se o slogan para descrever de forma resumida o site /empresa em uma única frase.

Considerando que você tem cerca de 8 segundos para prender a atenção do usuário/eleitor, um slogan forte é o que você precisa para isso.

Sem isso você pode perder o eleitor antes mesmo que ele comece a navegar no site.

2 – Busca

Quanto mais antigo o seu site, mais informações ele possui. E no caso de um site político informações é o que não falta. Mesmo que o menu principal seja claro e fácil é possível que o eleitor acabe se perdendo ou perdendo o fio da meada ao encontrar uma informação que nada tinha a ver com o que ele estava buscando.

Um sistema de pesquisa interna acaba com esse problema. Possibilitando que o eleitor busque o que precisa, você facilita a vida dele e ainda lhe dá a liberdade de verificar mais conteúdo do que ele tinha a intenção de fazer inicialmente.

A caixa de busca deve ficar no topo da página principal (se possível em todas as outras também).

Não deve haver dúvida de que aquela caixa é de pesquisa, então você pode utilizar alguns recursos como textos claros: “Encontre em nosso site” ou “Pesquisa interna”.

Lembre-se de deixar claro que a pesquisa não é na web e sim no site, de forma que o eleitor não tente procurar outros temas e acabe se irritando quando o resultado for negativo.

3 – Evite imagens grandes ou pesadas demais

Em poucas palavras: imagens podem sobrecarregar o site e torna-lo lento. Não é só o eleitor quem tem problemas com sites lentos, o Google já incluiu em sua lista de qualificações para as primeiras posições de sua pesquisa a velocidade do site.

Além do mais, gráficos e imagens são uma distração para o eleitor.

Não estou dizendo que não deve haver imagens, mas nada que possa interferir no objetivo do site que é conquistar o eleitor.

Do ponto de vista da usabilidade “mais é menos”.

 4 – Mapa

Os mapas dos sites foram criados para facilitar a navegação do usuário, isso facilita para ele estar sempre ciente de onde se encontra e de como voltar para o início. Além do mais um mapa tem uma grande vantagem sobre todas as outras dicas de usabilidade, ele ajuda os mecanismos de busca a encontrar as páginas do seu site.

5 – Direção

Tudo no site deve ser projetado para canalizar o eleitor para um destino específico. O conteúdo, as “Call to Action” (Chamadas para ação), tudo deve ter o objetivo de levar o eleitor a um destino e não deixa-lo vagando aleatoriamente pelo site.

Tem que haver um objetivo definido, seja o preenchimento de um formulário, seja levar o eleitor a curtir sua Fan Page no Facebook ou deixar um comentário, fazer perguntas, não importa.

O importante é que tem que haver um objetivo específico e que todo o site esteja preparado para direcionar o eleitor até este objetivo.

Evite intimidar o eleitor de forma que ele se sinta acuado e acabe fechando o navegador para escapar, o direcionamento deve ser lento e natural.

Tenha em mente também que sutileza demais pode acabar confundindo ele.

Complicado?

Talvez, mas basicamente funciona assim: Dê a mão para o eleitor e o guie, mas não saia puxando ele a ponto de fazê-lo tropeçar no caminho.

6 – Conteúdo acessível

Como já escrevi antes, temos o hábito de buscar por manchetes e ler apenas aquilo que nos interessa ou chama nossa atenção, então, se você quer que o eleitor para para ler uma determinada material, faça com que ela pareça atraente.

Use um título chamativo, uma imagem contundente, seguidos de um texto que prenda a atenção do eleitor.

7 – Não confunda seu eleitor

Existem diversas formas de tornar um site confuso e muita gente não percebe até que se veja frente a frente com o problema.

Um desses problemas parece insignificante, mas para o usuário/eleitor, pode ser motivo de irritação. “Não use texto sublinhado caso o mesmo não seja um link” “Não use imagem gráfica similar a botões, se não forem realmente botões”.

Pode parecer engraçado, mas é irritante quando o usuário vê um determinado nome ou expressão sublinhada e clica sobre o mesmo, esperando ver mais detalhes sobre o assunto e não recebe nada em troca.

É, no mínimo, frustrante.

Existem muitas outras formas de tornar o seu site mais atraente para o eleitor, essas foram apenas algumas.

Boa sorte!

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