Escolhendo as melhores Mídias Sociais.

Em 2010 a Revista Época publicou este infográfico sobre as Mídias Sociais. http://epoca.globo.com/infograficos/628_redes_populares/redes_populares_05.jpg

As coisas mudaram bastante desde então, mas o básico continua o mesmo.

No entanto, não é porque um infográfico diz que o Twitter tem 9 milhões de usuário que você vai investir seu tempo nele.

É preciso fazer uma análise geográfica antes de decidir quais as redes sociais são mais adequadas à sua empresa.

Por exemplo, se o seu negócio for local, não adianta você dedicar uma grande parcela do seu tempo e dinheiro investindo em marketing no Facebook se os seus clientes ainda estão no Orkut.

É claro que a conquista de novos clientes é sempre o objetivo, mas não se pode esquecer que a melhor propaganda é aquela que tem a recomendação de um cliente, então, faça uma pesquisa, descubra por onde andam seus clientes e comece sua campanha de marketing por eles.

Mesmo que seu negócio seja online e que você tenha intenção de vender para todo o Brasil, lembre-se que todo mundo tem que começar por algum lugar.

Então por onde seria? Vamos fazer uma análise das Mídias Sociais? Antes quero mostrar este quadro:

Explicação das Mídias Sociais
Isso foi publicado nos Estados Unidos, como uma sátira das Mídias Sociais, mas que de certa forma é válido.

Quais as Mídias preferidas do seu público alvo? Na maioria das cidades pequenas brasileiras o Orkut ainda domina as classes C e D, por mais que o crescimento do Facebook esteja sendo contínuo e que o Google tente transferir seus usuários para o G+, o Orkut ainda tem seu público fiel.

Costumo dizer para meus clientes que a elitização do Facebook ainda vai manter muitos usuários do Orkut afastados.

O Twitter ainda está longe de chegar às cidades pequenas, onde a maioria, apesar de já ter ouvido falar, tem muito interesse em uma Mídia Social onde aparentemente não podem compartilhar 100 imagens por dia e escreverem verdadeiros testamentos a cada meia hora.

Assim, se o seu público alvo são jovens de 15 a 25 anos das classes C e D em cidades pequenas, meu conselho é que invista no Orkut e no Facebook, pelo menos no início.

Uma boa pesquisa de mercado antes de se lançar em uma campanha online é a melhor pedida. Esta pesquisa pode ser realizada entre seus atuais clientes, amigos e familiares.

Boa sorte!

Posts relacionados:

O tamanho perfeito das imagens nas Redes Sociais

Como criar um endereço pessoal no Facebook

Corrida para as mídias sociais

Anúncios

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s