Foi dada a largada, você saiu na frente?

Eleições 2012

 

Desde o início do ano venho fornecendo falando Marketing Político Digital, Eleições 2012 e campanhas eleitorais.

Diversas vezes durante todo esse tempo eu insisti na necessidade de um planejamento antecipado.

Meu objetivo foi ajudar principalmente os políticos de cidades pequenas, como a minha, e seus gerentes de campanha, com pouca ou nenhuma experiência no mundo digital.

A corrida para as urnas começou oficialmente hoje, você estava preparado?

Seu vídeo com o comunicado oficial de sua candidatura já está circulando pela internet? Seu site já está online? Já transformou seu perfil pessoal no Facebook em uma Fan Page para os eleitores? Sua agenda para a primeira semana de campanha já está disponível online?

Meus parabéns, provavelmente, se o seu adversário não fez nada disso ainda, deve estar se sentindo a beira de um ataque de nervos.

Se você fez uma careta para cada uma das perguntas acima, se bateu na própria testa e balançou a cabeça como uma forma de autoacusação… Que pena!

Você acaba de perder o efeito surpresa.

Mas ainda há tempo, apenas procure não fazer as coisas de forma a que se tornem mais prejudicais do que vantajosas, certo?

Procure manter a calma e faça todo o possível para recuperar o tempo perdido.

Aqui vão algumas dicas para você tentar desfazer parte do estrago:

  • O site não está pronto ainda? Tudo bem, tente se concentrar nas Redes Sociais por enquanto.
  • Seu perfil continua como pessoal ao invés de Fan Page? Isso é rápido e fácil de resolver. Invista na idéia, vale a pena.
  • O vídeo não está pronto? Isso sim é um problema, perca meia noite de sono e faça com que ele esteja online amanhã de manhã. Se o seu adversário já postou o dele, esqueça o vídeo tranquilo de comunicação de candidatura e parta para algo mais chamativo, procure um tema polêmico, intrigante, que não deixe dúvidas de que você não está copiando as estratégias de campanha dele. Se ele ainda não postou um vídeo, ótimo, opte pelo tradicional e se apresente como candidato.
  • Aproveite para inserir nas Redes Sociais aquelas fotos com aliados poderosos, em eventos públicos ou com bebês lindos no colo (a tradição ainda é poderosa no mundo político, mesmo o digital).
  • Em último caso, se você achar que não vai conseguir explorar todas as possibilidades da internet a favor de sua campanha, se achar que precisa de mais do que algumas dicas… Me ligue (28 3520-3231) rsrsrsrs.

Sério, pessoal, a campanha começou e eu provavelmente não terei muito tempo para dedicar ao assunto aqui no blog, mas vou tentar continuar dando dicas sempre que puder.

Que vença o melhor! (ou o que tiver a melhor equipe de marketing rsrsrsr)

Boa sorte!

 

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s