Escolhendo as melhores Mídias Sociais

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Em 2010 a Revista Época publicou este infográfico sobre as Mídias Sociais.

http://epoca.globo.com/infograficos/628_redes_populares/redes_populares_05.jpg

As coisas mudaram bastante desde então, mas o básico continua o mesmo.

No entanto, não é porque um infográfico diz que o Twitter tem 9 milhões de usuário que você vai investir seu tempo nele.

É preciso fazer uma análise geográfica antes de decidir quais as redes sociais são mais adequadas à sua empresa.

Por exemplo, se o seu negócio for local, não adianta você dedicar uma grande parcela do seu tempo e dinheiro investindo em marketing no Facebook se os seus clientes ainda estão no Orkut.

É claro que a conquista de novos clientes é sempre o objetivo, mas não se pode esquecer que a melhor propaganda é aquela que tem a recomendação de um cliente, então, faça uma pesquisa, descubra por onde andam seus clientes e comece sua campanha de marketing por eles.

Mesmo que seu negócio seja online e que você tenha intenção de vender para todo o Brasil, lembre-se que todo mundo tem que começar por algum lugar.

Então por onde seria?

Vamos fazer uma análise das Mídias Sociais?

Antes quero mostrar este quadro:

Explicação das Mídias Sociais

Isso foi publicado nos Estados Unidos, como uma sátira das Mídias Sociais, mas que de certa forma é válido.

Quais as Mídias preferidas do seu público alvo?

Na maioria das cidades pequenas brasileiras o Orkut ainda domina as classes C e D, por mais que o crescimento do Facebook esteja sendo contínuo e que o Google tente transferir seus usuários para o G+, o Orkut ainda tem seu público fiel.

Costumo dizer para meus clientes que a elitização do Facebook ainda vai manter muitos usuários do Orkut afastados.

O Twitter ainda está longe de chegar às cidades pequenas, onde a maioria, apesar de já ter ouvido falar, tem muito interesse em uma Mídia Social onde aparentemente não podem compartilhar 100 imagens por dia e escreverem verdadeiros testamentos a cada meia hora.

Assim, se o seu público alvo são jovens de 15 a 25 anos das classes C e D em cidades pequenas, meu conselho é que invista no Orkut e no Facebook, pelo menos no início.

Uma boa pesquisa de mercado antes de se lançar em uma campanha online é a melhor pedida. Esta pesquisa pode ser realizada entre seus atuais clientes, amigos e familiares.

Boa sorte!

4 comentários

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