SEO ou SEM?

SEO ou SEM

Existem muitas técnicas de divulgação na internet, vídeos, redes sociais, e-mail marketing, PPC, etc.

Duas dessas técnicas são o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de sites para mecanismos de busca) e o SEM (Search Engine Marketing ou Marketing para mecanismos de busca).

Para algumas pessoas ambos os termos são desconhecidos e para outras são a mesma coisa.

O primeiro, SEO, é o conjunto de estratégias que valoriza o site de forma a que ele apareça em uma melhor posição nos resultados gratuitos de pesquisa do Google. É um trabalho demorado e detalhado que visa unicamente às buscas orgânicas, gratuitas dos mecanismos de busca.

O segundo, SEM, é um trabalho de configuração de campanhas pagas nos mecanismos de busca.

Ambos têm o mesmo propósito, Marketing Online, mas as semelhanças acabam por aí, principalmente quando a questão é econômica.

O SEO é uma estratégia, um trabalho de aperfeiçoamento do site, o SEM é um sistema pelo qual você paga para aparecer nos mecanismos de busca, basicamente um anúncio publicitário.

É claro que cada um tem sua importância, dependendo da necessidade dos usuários.

Por exemplo, se o que você precisa de resultados rápidos para a sua empresa, o melhor é utilizar o SEM.

Elaborar uma boa estratégia de campanha no Google Adwords de forma que seu anúncio se mantenha sempre na primeira página de pesquisas.

Isso porque, como eu disse antes o SEO é um trabalho demorado, mas também muito mais efetivo, uma vez que seu efeito permanece por muito mais tempo.

No entanto, ambos, SEO e SEM não são incompatíveis, pelo contrário, eles pode4m se complementas se você quiser uma campanha efetiva e a longo termo, você pode utilizar ambas as técnicas e aproveitar o impacto do SEM enquanto elabora o SEO.

De qualquer forma ainda tem um porém:

O objetivo do SEM é direcionar o tráfego para uma determinada página do site e, se esta página não estiver otimizada, a conversão se torna mais difícil.

Por isso no caso de uma campanha PPC, o SEM precisa que o site ou, pelo menos, a página cumpram certos requisitos que só o SEO pode fornecer.

Portanto ainda que você opte apenas pelo SEM, é preciso que você pense de forma ampla e aplique o SEO na página de conversão.

Boa sorte!

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