Cores e consumidores – Parte III

Cores e consumidores

As cores aplicadas à atividade publicitária

• VERMELHO: aumente a atenção, é estimulante e motivador. Ligado a anúncios que indicam calor e energia, artigos técnicos e ginástica;

• LARANJA: usados em casos semelhantes ao vermelho, porém de forma mais moderada; grande apelação para o apetite;

• AMARELO: visível à distância; pode dispersar em alguns casos ou indicar luminosidade dependendo de como for utilizado;

• VERDE: estimulante; porém com pouca força sugestiva, oferece sensação de repouso; costuma caracterizar azeites, verduras, frutas e similares; diferentes nuances trazem calma;

• AZUL: grande poder de atração; neutraliza inquietações; aplicado em anúncios que caracterizam frio; 

• ROXO: acalma o sistema nervoso; usado em anúncios de artigos religiosos, viaturas, acessórios funerários, etc.

• PÚRPURA e OURO: representam valor e dignidade; usado em artigos de luxo;

• MARROM: esconde a qualidade e o valor, por isso é pouco recomendado em publicidade; pode transmitir sensação de chocolate.

• VIOLETA: entristece o ser humano, também não é muito indicado o seu uso em excesso; transmite feminilidade e delicadeza.

• CINZA: atitudes neutras e diplomáticas; é muito usado em publicidade;

• PRETO: pouco recomendável (em anúncios de 4 cores) pois deixa o ser humano geralmente frustrado (caso haja excesso);

• AZUL E BRANCO: estimulante; predispõe simpatia; sensação de paz;

• AZUL E VERMELHO: estimulante da espiritualidade; 

• AZUL ESCURO E PRETO: sensação de antipatia; transmite preocupação; desvaloriza a mensagem; 

• VERMELHO E VERDE: estimulante porém de pouca eficácia publicitária;

• VERMELHO E AMARELO: estimulante e eficaz;

• AMARELO E VERDE: pode produzir atitude passiva; pouco eficiente na publicidade, salvo quando remeter a bandeira do Brasil.

Veja maiores detalhes no gráfico abaixo:

Gráfico cores e consumidores

Anúncios

2 comentários

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s