Pequenas Empresas… Não cometam estes erros

Algumas agência e profissionais de Marketing Digital (como eu) são especializados em pequenas e médias empresas, isso porque é uma área ainda pouco explorada na internet.

A maioria das pequenas empresas não possui capital para contratar um profissional de Marketing Online, o que faz com que a maior parte de sua campanha de marketing, on e off-line, contenham alguns erros desnecessários.

Uma campanha de marketing mal feita pode causar um estrago em sua imagem.

Por isso aqui vão algumas dicas do que não fazer ou não deixar de fazer.

Logomarca

Infelizmente conheço algumas pequenas empresas que não possuem logomarcas, sem brincadeira. A logomarca é a identidade visual de sua empresa, é a forma como as pessoas reconhecem seu produto sem nenhuma palavra.

Você precisa de alguma palavra para reconhecer as marcas abaixo?

Logomarcas famosas

Pois é, qualquer empresa que deixe de usar uma boa logomarca está perdendo oportunidades de fixar sua imagem na mente do público.

Inconsistência na logomarca

Ficar mudando sua logomarca todo ano também não ajuda a fixar uma marca. Atualizações são sempre bem vindas, principalmente se sua logomarca ainda é a mesma e sua empresa tem mais de 20 anos, mas neste caso recomendo apenas uma renovação nas linhas e não uma mudança total.

Layout padronizado

A documentação de sua empresa deve ter sempre a logomarca.

Por padrão um papel timbrado é fundamental para a boa apresentação de sua empresa.

Personalidade

Uma empresa precisa ter personalidade e esta precisa ser compreendida pelos funcionários e clientes.

Um padrão de qualidade, uma política social, procedimento operacional padrão, etc. Tudo isso tornam sua empresa única.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a porta de entrada de sua empresa, seus funcionários talvez não saibam como atender seus clientes por isso um bom treinamento ajudará a padronizar esse tipo de atendimento.

Tive um cliente cuja telefonista não conseguia pronunciar o nome da empresa, isso é uma péssima forma de começar um relacionamento com o cliente.

Padronize o atendimento e tenha certeza de que todos os atendentes compreendem a política da empresa.

Plano de emergência em Relações Públicas

Você acredita que pequenas empresas não tenham problemas de Relações Públicas? Pode repensar seu conceito.

Não importa qual é o ramo da sua empresa, problemas com o público acontecem em qualquer área.

Só porque você nunca teve problemas não significa que nunca terá.

E caso isso aconteça, você sabe quem vai responder pela empresa? De que forma estas respostas serão divulgadas?

Pense sobre isso e caso queira contratar alguém para cuidar disso, me ligue.

Assinatura no e-mail

Não possuir uma assinatura padrão no e-mail, em todos os e-mails de sua empresa, é outro erro.

Cada e-mail que você envia é também uma forma de divulgar sua marca, sua empresa.

Número de telefone, endereço, link para o site, link para a Fan Page de sua empresa, etc.

Torne fácil para as pessoas encontrarem sua empresa.

Site ultrapassado

Qualquer empresário hoje em dia sabe da importância de se ter um site, no entanto muitos deles criaram seus sites, literalmente, no século passado e o deixaram lá, parados, esquecidos.

Sua presença online fala muito sobre sua empresa atualmente. As pessoas já estão se acostumando a buscar empresas e serviços pela internet.

Somos atualmente mais de 70 milhões de usuários no Brasil e se você ainda não atualizou seu site, faça isso o mais rápido possível.

Ausência nas Mídias Sociais

Você pode pensar que Mídias Sociais são coisas para adolescente, mas eu recomendo que faça uma breve pesquisa sobre isso.

Você vai descobrir que atualmente as Mídias Sociais são o Marketing do futuro.

Só porque você não gosta do Facebook não significa que sua empresa não possa aproveitar as oportunidades que ele oferece e isso vale para todas as Mídias Sociais.

Ignorando a opinião dos clientes

Você pergunta aos seus clientes o que eles esperam de sua empresa? Não? Neste caso você está perdendo uma grande oportunidade de aperfeiçoar sua empresa.

Se o que você quer é aumentar o número de clientes, é a eles que você deve perguntar o que fazer para melhorar.

Experimente utilizar seu site ou as Mídias Sociais para implantar uma pesquisa de opinião, os clientes vão gostar.

Marketing

Um plano de Marketing é muito mais do que um anúncio em um jornal de grande circulação, ou a criação de uma Fan Page estática no Facebook.

Se você quer realmente divulgar sua empresa, construir uma marca ou simplesmente oferecer um serviço, você vai precisar de uma boa estratégia de Marketing.

Se não tiver quem faça isso para você. Entre em contato comigo.

Boa sorte.

2 comentários

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s