Renovando o seu site para melhor

renove-o-seu-site

O seu site precisa de atualizações, sempre, mas que tal tentar uma repaginada nele? Mudar o layout, imagens, tudo.

Se o número de visitas no seu site caiu nos últimos tempos ou se o seu site tem a mesma aparência desde 1999, chegou a hora de repensar algumas coisas.

Cedo ou tarde é preciso que você renove o seu site, até mesmo pelos clientes atuais, uma mudança pode dar uma revitalizada e gerar mais movimento no site.

No então é sempre um risco também, pois o que foi sucesso em 1999 pode ser um fracasso agora, e mesmo que você decida por uma modernizada no site, ainda existe o perigo de exagerar na medida e acabar perdendo mais do que conquistando.

Não pense que é um processo rápido, pois não é. Se você pretende fazer isso por si mesmo ou se vai contratar um web designer, não importa, você precisa ter algumas coisinhas em mente antes de começar.

Comece com uma análise do seu site, faça uma lista de tudo o que você acha que pode ou deve ser mudado.

Seja detalhista e talvez, antes de começar, você possa ler o livro:

“Não me faça pensar” de Steve Krug. Este livro vai te dar excelentes noções de usabilidade.

Quando for avaliar as modificações, não pense no site apenas como um ponto final de sua campanha de marketing, mas como parte dela.

Lembre-se principalmente: “Nós levamos o visitantes até você, se você vai conquista-lo e transformá-lo em cliente, depende de você (do seu site)”.

Isso é algo ara você ter em mente o tempo todo em que estiver revisando o seu site: Ele precisa ser, antes de qualquer coisa, uma de suas estratégias de Marketing.

Analisando o seu site atual

A primeira coisa a analisar é o desempenho que o site vem tendo nos últimos tempos, número de visitantes, tipos de visitantes, conversões, taxa de rejeição, palavras chave, vendas, otimização, etc.

O acesso a essas informações é fácil, basta utilizar o Google Analytics, se não souber como fazer, converse com seu web designer.

Uma vez que estes dados estejam em seu poder, você poderá avaliar o que precisa ser modificado com mais urgência.

Liste seus objetivos com relação ao site

A simples aparência antiquada pode ser uma razão para uma mudança no layout do site, mas já que você vai fazer isso, que tal aproveitar e fazer outras mudanças?

Quando falo sobre uma aparência antiquada, não estou me referindo apenas ao layout, acredite, ainda existem na internet muitos sites sem mídias sociais.

Considero isso uma necessidade primordial atualmente.

Então já que você vai mesmo mudar o site, que tal definir alguns objetivos úteis para esta mudança?

  • Melhorar o posicionamento dele nos mecanismos de busca;
  • Começar um novo tipo de relacionamento com os clientes através das Mídias Sociais;
  • Aumentar o número de visitantes;
  • Diminuir a taxa de rejeição, etc.

Alguns desses objetivos irão depender dos outros, por exemplo, ao melhorar o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca é mais do que provável que você aumente o número de visitas.

Defina objetivos razoáveis e claros: “Aumentar o número de visitas do site em 30% nos próximos três meses”

Dessa forma você poderá analisar os resultados de forma mais clara e objetiva.

Analise a concorrência

Seus concorrentes estão por aí, em algum lugar da internet prontos e com campanhas de marketing já em plena ação. Faça uma pesquisa, descubra de onde vêm os clientes deles, como está a campanha deles nas Mídias Sociais, etc.

Através desta análise você poderá montar uma campanha melhor ou maior do que a deles, utilizando técnicas similares ou novas, isso depende de você.

Mídias Sociais

Sim, sempre toco neste assunto.

Mas, sua campanha de marketing não terá o mesmo resultado se você as ignorar.

Os mecanismos de busca são o que há de melhor para trazer novos visitantes ao seu site, mas as Mídias Sociais são o que há de melhor para você construir um relacionamento com esses visitantes, com seus clientes e com a sociedade ao seu redor.

Você precisa desse relacionamento muito mais do que imagina e ao redesenhar o seu site, lembre-se disso. Minha recomendação é que você adicione pelo menos os botões do Facebook, Twitter e G+ em algum lugar de destaque do site.

Mas lembre-se, não adianta você ter a Mídia e não estar atuante, isso não só não vai conquistar novos clientes como possivelmente vai afastá-los.

Não perca

Ao redesenhar o seu site, tenha certeza absoluta de não estar excluindo um conteúdo importante.

Procure descobrir quais os conteúdos foram compartilhados antes de excluí-los, isso pode ser muito prejudicial.

As páginas com maior tráfego podem ser redesenhadas, mas não deve, de forma alguma ser excluídas.

Backlinks também podem ser perdidos se você excluir uma página.

Como eu disse, você precisa de uma análise detalhada antes de começar as modificações.

Lembre-se de que o seu web designer pode não entender nada de SEO, então, procure um profissional ou faça esta análise você mesmo, desde que saiba onde e como procurar.

“Seu site” x “Nosso site”

Por fim, lembre-se de que o seu site não deve ser feito para agradar a você, mas aos clientes, são eles que precisam se sentir bem e querer voltar ao site.

Então renove o seu site sem perder isso de vista, faça-o para os usuários, não para você.

Boa sorte!

Posts relacionados:

A anatomia de uma boa Landing Page (Página de conversão) para campanhas de marketing

Erros na otimização de sites

Dicas de otimização para quem não gosta de atualizar conteúdo

Perguntas que toda pequena empresa deve fazer sobre Otimização

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s