Empresas nas Mídias Sociais…

Mídias-Sociais

O que há de tão especial no Marketing nas Mídias Sociais? Qual o seu objetivo?

Para responder a primeira pergunta vamos antes analisar rapidamente a história do Marketing (rapidamente mesmo).

O Marketing Tradicional agia de uma forma unilateral, a empresa apresentava seu produto e o consumidor o comprava.

Com o Marketing Tradicional o consumidor tinha pouca ou nenhuma possibilidade de pesquisar o produto antes de comprá-lo. Com isso ele precisava confiar na propaganda, na experiência de alguns poucos amigos que conheciam o produto e do vendedor com toda sua argumentação.

O tempo passou e com a Web 2.0 vieram também as possibilidades de uma pesquisa profunda sobre cada produto, opinião de consumidores no mundo inteiro e análise de especialistas.

A compra de um produto se tornou algo mais seletivo.

Pouco a pouco os consumidores, bem mais do que as empresas, foram descobrindo uma utilidade importante para as Mídias Sociais: Denunciar sua insatisfação com produtos/serviços de má qualidade e divulgar boas experiências.

As Mídias Sociais se tornaram um fonte importante de pesquisa para pessoas que querem comprar um determinado produto/serviço.

Ali eles encontram todos os tipos de informações, boas e ruins.

Mas como empresário, qual o seu interesse nas Mídias Sociais? Qual o objetivo de usá-las em sua campanha de marketing?

Qualquer empresário sabe o quanto é importante estar à frente da mídia, seja ela qual for, assim como empresários conscientes sabem que quando mais cedo a empresa for comunicada sobre um problema, mais fácil será solucioná-lo.

Mídias Sociais é um termo utilizado para definir sites que permitem às pessoas interagirem entre si através de compartilhamentos de informações, imagens, vídeos e outras atividades.

Isso oferece aos usuários a possibilidade de troca de informações de forma rápida e confiável.

Através das Mídias Sociais as pessoas tem a oportunidade de obter informações e notícias atuais.

Onde sua empresa entra nisso?

Há pouco tempo postei no Twitter um comentário não muito favorável sobre os serviços da Oi Velox, foi interessante ver que minha experiência com a baixa qualidade dos serviços desta empresa causou prontamente uma onda de solidariedade por parte de diversos seguidores.

Mais interessante ainda foi apreciar o rápido posicionamento da empresa em sanar o problema.

Isso é o que as empresas com um mínimo de preocupação com a própria reputação e com a opinião dos usuários estão fazendo atualmente.

Se mantendo vigilantes nas Mídias Sociais para poderem agir ou interagir de acordo com a necessidade, no momento certo.

Continuo tendo problemas com a Oi (quem não tem?) mas como profissional de marketing apreciei o fato de eles terem se dado o trabalho de tentar evitar um problema maior. Parabéns ao pessoal do marketing de Mídias Sociais da Oi.

Esse foi apenas um exemplo da necessidade de as empresas estarem atuantes nas Mídias sociais.

É claro, ainda pesam o fato de que é um tipo de publicidade muito melhor e mais em conta do que qualquer outro, mas isso… É outra história.

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s