Twitter batendo recordes na política

ELEIÇÕES-2012

No debate de ontem entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o Twitter bateu recorde.

Foram mais de 10.3 milhões de tweets.

No Brasil a política online, embora tenha melhorado consideravelmente, com candidatos levando a sério sua proposta de interagir com os eleitores nas Mídias Sociais e expor suas propostas de forma clara, ainda falta muito para chegarmos ao nível das eleições americanas.

Vamos aguardar para ver nossas eleições presidenciais.

No último mês o Presidente Obama bateu um recorde atingindo 52.757 tweets durante um discurso na Convenção Nacional dos Democratas, o debate de ontem bateu todos os recordes já conhecidos na história da política americana.

O candidato Mitt Romney conseguiu uma façanha ao afirmar, durante o debate, que amava o Big Bird (para quem não se lembra ou nunca conheceu, o candidato se referia ao Garibaldo, na versão americana de Vila Sésamo).

Garibaldo rapidamente se tornou a estrela do Twitter com cerca de 17.000 tweets por minuto.

A participação do público, dos eleitores, na política americana é digna de nota e poderia, e pode, se tornar um exemplo para as eleições presidenciais do Brasil.

Encerrando a campanha de 2012, observei atentamente os perfis, sites, vídeos e todos os tipos de Marketing Político Digital e continuo convencida de que a maioria das campanhas de marketing de prefeitos dos municípios com menos de 500 mil eleitores foi desenvolvida por profissionais de marketing não especialistas em Marketing Digital.

As diversas campanhas primárias e que foram de irritantes (com divulgação excessiva de imagens, como o excesso de santinhos que esses candidatos devem utilizar nas campanhas tradicionais, poluindo as redes sociais, estressando e gerando antipatia no eleitor) a absolutamente ineficientes, como um ou outro comentário por parte dos “candidatos” e absoluto silêncio por parte dos eleitores.

Em uma segunda análise, acredito que estamos aprendendo, estamos seguindo a passos lentos, mas, eu tenho fé na capacidade brasileira de superar a maioria do resto do mundo, uma vez que se interesse por um determinado assunto.

Para 2014, desejo boa sorte aos candidatos e lembro que eleições estaduais e federais precisam de muito mais do que os profissionais de marketing político tem mostrado até agora para tornar uma campanha vitoriosa.

Que venha 2014 então.

Aos futuros prefeitos e vereadores:

Meus votos de boa sorte

Aos eleitores:

Votem com consciência para não se arrependerem depois.

A todos.

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s