Uma lição de exemplo de Marketing – McDonalds

McDonalds

O texto em negrito é parte de uma matéria que foi originalmente publicada no site da Forbes.

Não é incomum, para quem trabalha com Marketing Online, ouvir frases como:

“Mas meus concorrentes não utilizam Marketing Online, porque eu deveria?”

“Porque eu deveria utilizar Mídias Sociais se nenhuma empresa da minha área se preocupa com isso”

Pois bem, se você, seu cliente, seu amigo ou seu patrão, também pensam assim, aqui vão algumas razões realmente importantes para ajudar os indecisos a pensarem de outra forma.

Talvez você não esteja olhando muito longe para fazer comparações, então aqui vai um exemplo que pode convencer você:

O McDonalds (sim, a enorme e “sem necessidade de apresentações ou publicidade” cadeia de lanchonetes) lançou no Canadá um programa chamado “Suas perguntas, nossa comida”.

Lançado em junho o programa convida qualquer canadense a fazer qualquer pergunta sobre qualquer comida do McDonalds.

Para fazer a pergunta, os participantes precisam se conectar ao Twitter ou Facebook da empresa, proporcionando assim visibilidade social e um tipo de efeito viral.

Até agora, mais de 16 mil perguntas foram enviadas (cerca de 400 perguntas por dia) e quase 10 mil foram respondidas. Já imaginou responder a 10 mil perguntas?

O programa gira em torno da comida do McDonalds, então perguntas sobre temas não-alimentares são direcionadas para outras áreas, sem contar que algumas perguntas são repetidas.

É claro que existem perguntas difíceis, por exemplo, a pergunta de S. Jani, da Nova Escócia:

“Quando vocês dizem 100% de carne querem dizer a vaca inteira? Os órgãos, focinho, cérebro, rins, etc., ou apenas o tipo de carne que compramos no supermercado?”

Pergunta complicada… Não é novidade que a maior parte das empresas, principalmente do ramo alimentício, preferem se manter bem longe de questões polêmicas.

No entanto, atualmente, as regras estão mudando.

Aqui está a resposta do MacDonald:

“Oi Jani. Nós não chamaríamos isso (órgãos, cérebro, rins) de carne comum, mas com certeza é carne. Nós só usamos corte de carne do ombro, peito, lombo, etc. Na verdade, nosso fornecedor de carne bovina é a Cargill, um nome que você provavelmente reconhece. São os maiores fornecedores de carne bovina no Canadá.”

A estratégia de Marketing do MacDonald sem dúvida pode trazer perguntas constrangedoras, no entanto ninguém pode negar que é cativante para o consumidor.

Não se trata de precisar de publicidade ou não, mas de agradar o consumidor de uma forma inovadora. Seja de que ramo você for, acredito que pode calcular o impacto desse programa.

Na verdade implementar campanhas diferentes, que ofereçam ao invés de pedirem, é a melhor forma de conquistar o consumidor, muitos profissionais de Marketing ainda se apegam a idéia de que o que importa é levar o consumidor a agirem de acordo com a vontade da empresa, mas isso está ficando cada vez mais difícil hoje em dia.

Que tal se ao invés de você esperar que seu cliente curta sua página no Facebook ou siga você no Twitter, você inverter o processo? Siga-o e ele vai se sentir estimulado a seguir você, ofereça a ele um estímulo para que curtir sua página seja algo vantajoso para ele.

Descontos, brindes e até mesmo respostas a perguntas constrangedoras, serão, com certeza, um ótimo estímulo.

Ao solicitar a um cliente que curta sua página, lembre-se de informar a ele que assim ele poderá participar de promoções, receber ofertas e até mesmo tirar dúvidas a respeito de seus produtos. Isso, sim, é uma forma de estímulo.

Então, se você ainda pensa que só porque os seus concorrentes diretos não estão utilizando o Marketing Online, você também não precisa fazer isso, repense e depois… Pense novamente.

Boa sorte!

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