O que é SEO Black Hat?

grafico-seo-black-hat

É isso o que você quer para o futuro do seu site?

Eu pouco toquei neste assunto desde comecei a escrever este blog e acabaram me cobrando informações sobre o que é “Black Hat”.

Antes de mais nada devo explicar que o nome “chapéu preto” vem do tempo dos filmes de faroeste, em que os mocinhos usavam chapéu branco e os bandidos… Black Hat.

Isso já deve ter esclarecido bastante, certo?

Mas vamos entrar em detalhes aqui.

Você quer que o seu site se destaque, é claro, se você tem consciência das vantagens de se estar na primeira página do Google, de preferência em primeiro lugar, você com certeza vai querer isso, mas a que preço?

Promover um site não é uma coisa fácil, nem rápida, e se alguém lhe disser o contrário, desconfie.

Não estou dizendo que isso seja impossível, não é. Na verdade, com a técnicas “certas” seu site pode estar em primeiro lugar em menos de 2 semanas, tentador, não é? Mas a pergunta é: por quanto tempo ele vai permanecer lá? E, o que é mais importante, para onde ele vai quando sair?

Sim porque o Google (e todos os outros mecanismos de busca) tendem a banir sites que usam técnicas Black Hat de suas páginas de pesquisas.

Então a questão não é quando chegar lá, mas como.

Existem diversas formas “limpas” de se conseguir um bom posicionamento nas SERPs e, embora possa demorar um pouco até que seu site alcance o lugar desejado, o tempo que ele permanece lá é que vai realmente contar no final.

Black Hat é um desperdício de dinheiro e um risco que, se você for esperto e estiver visando o futuro do seu site, não vai querer usar, acredite.

Todas as técnicas de construção de backlinks através de conteúdo relevante e das Mídias Sociais, utilização das Meta Tags certas, pesquisa apurada de palavras chave… Tudo isso é elaborado aos poucos mas são coisas duradouras, técnicas que ainda estarão valendo mesmo que você decida mudar de ramo e desfazer o seu site.

Um coisa importante para se ter em mente é que um 2º lugar nas SERPs durante 1 ano pode lhe render milhares de clientes a mais do o 1º lugar durante 3 meses.

Literalmente, o que quero dizer é que talvez, se você fizer tudo de forma ética e consciente,  você não consiga atingir o alvo, é verdade, mas agindo de forma antiética você corre riscos muito maiores do que este.

Uma das táticas Black Hat mais populares é a venda de Backlinks, pessoalmente eu recebo pelo menos dois e-mails por dia com ofertas de backlinks, não digo que sejam todos os casos, mas muitos desses links tem prazo de validade, então você compra e em no máximo seis meses eles se desfazem. Então seu site começa a perder posições e você não sabe porque… Dinheiro jogado fora

Se você não tem conhecimento dessas técnicas, pode acabar sendo seduzido pela idéia de conseguir fácil algo que o seu concorrente levou meses para conseguir.

Agora, depois de ler isso, se você ainda se sentir tentar, não reclame se em alguns meses tiver voltado para o 100º lugar no Google ou, pior, tiver sido banido.

Boa sorte.

Posts relacionados:

Erros na otimização de sites

Dicas de otimização para quem não gosta de atualizar conteúdo

Otimizando o seu vídeo para o YouTube

Dicas para promover o seu site

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s