Google Plus, Rede Social ou Plataforma de Marketing?

Google-Plus

Sim, muitas pessoas devem ter torcido o nariz ao ler a primeira parte do título e erguido as sobrancelhas ao ler a segunda parte.

Para a maioria o G+ não passa de uma tentativa fracassada de Rede Social, apenas a título de informação o G+ até agora, possui mais de 100 milhões de usuários ativos (que publicam regularmente mensagens, comentam e interagem) e no total, são mais de 400 milhões de usuários.

É claro, a maioria das pessoas que utilizam o G+ fazem isso para negócio, divulgação de produtos, marcas e serviços.

Isso fez com que o G+ tenha se tornado uma ferramenta de negócios.

Talvez você nem o use ou o encare desta forma, mas acredite você vai reconsiderar.

Marketing nos círculos

Um dos elementos mais diferenciados do G+ são os círculos de amigos. Usados para diferenciar grupos de pessoas diferentes, foi uma ideia inovadora, mas que até hoje pouquíssimas empresas ou empresários soube como utilizar.

É claro que isso tem um lado não tão positivo.

Ao postar apenas para círculos específicos, você não está postando publicamente e isso diminui o efeito da otimização, uma vez que a classificação dos mecanismos de busca só acontece se o conteúdo se tornar público.

Então, qual a utilidade dos círculos?

Partindo da ótica do marketing, os círculos se tornam uma ferramenta mais do que útil, pois eles permitem que você classifique seus clientes da forma que lhe convier e que utilize isso em campanhas de marketing específicas.

Além disso, o que posso dizer? Google.

O G+ já vem com a vantagem de ter o Google a seu lado.

E o Google utiliza o G+ de diversas formas na hora de oferecer seus resultados de busca.

Então, como empresa, se você se destaca no G+, consequentemente irá melhorar sua visibilidade na página de pesquisa do Google.

Outra vantagem é o fato de você poder tirar vantagem do fato de que o G+ é integrado ao Gmail, assim como a todos os aplicativos do Google.

Realizar reuniões online através de Hangout pode ser uma excelente forma de otimizar o seu tempo e o de seus funcionários.

O G+ também possui, como o Facebook, a possibilidade de você criar páginas comerciais, ele também oferece a possibilidade de você se conectar com pessoas de sua área.

As publicações em páginas comerciais tem a vantagem de não diminuírem a otimização.

Conclusão: O G+ talvez não seja a Rede Social mais popular no sentido pessoal, mas as empresas começam a descobrir que, principalmente na área B2B, as vantagens são grandes.

E você? Já pensou em usar o G+ com objetivos comerciais?  Caso a resposta seja não, sugiro que comece a encarar com outros olhos esta Rede Social.

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s