O que o Facebook pode fazer pela sua empresa?

Marketing-viral-no-facebook

Apesar do enorme número de usuários do Facebook atualmente, ainda existem empresários que continuam tendo dúvidas sobre as vantagens de estar presente na Rede Social mais utilizada no mundo.

Por isso decidi explicar de forma bem simples o que o Facebook pode fazer por sua empresa.

Cenário 1

Um hotel de praia, com 60 apartamentos, piscina, sauna, restaurante e todas as comodidades de um bom hotel, atuando abaixo de sua capacidade. Por quê?

O custo com publicidade é muito alto? A divulgação está mal direcionada? O atendimento deixa a desejar?

As razões podem ser várias, mas vamos nos fixar na mais provável: O custo de uma campanha de Marketing.

Como moro no Espírito Santo, vou tomar como exemplo os hotéis do litoral capixaba, isso implica em uma campanha de Marketing direcionada ao público capixaba, mineiro, carioca e paulista.

O custo de anúncios em jornais como A Gazeta (ES), O Globo, O Estado de Minas e A Folha de São Paulo são abusivos e inacessíveis para pequenos hotéis. Revistas, guias e outros veículos de publicidade ainda possuem um custo mais acessível, mas se torna quase impossível colocar anúncios em quatro estados diferentes.

A opção, exatamente como vem ocorrendo nos últimos anos, é confiar na presença de alguns clientes antigos, recomendações e… Sorte.

Outra opção é o Marketing Online, o Google oferece ao pequeno e micro empresário uma quantidade enorme de facilidade para anunciar na internet, além de um custo incrivelmente compensador.

Mas você sabe qual a melhor opção para a divulgação de uma empresa? Aquela feita pelo consumidor.

Mais confiável e de custo zero a campanha “boca a boca” ainda é a melhor opção para pequenas e micro empresa.

E como conseguir isso de forma efetiva no mundo digital? Nas Redes Sociais, é claro.

E como nenhum empresário, se puder escolher, escolheria o jornal de menor circulação para divulgar seu hotel, o Facebook é “a” rede social que você precisa.

Cenário 2:

Imagine que esse hotel queira promover um evento em especial, digamos… Semana Santa.

Um aplicativo, uma boa imagem, um bom texto e… Boom!

Está rindo? É para rir mesmo, mas leve a sério.

A comScore (líder mundial em mensuração do mundo digital) divulgou em um Whitepaper chamado “O poder do curtir – Como o Marketing Social funciona”, que a ampliação da divulgação através do Facebook aumenta vendas online e no mundo real. Fãs de uma empresa tendem a divulgá-la, recomendando a amigos e familiares.

E, graças à natureza viral do Facebook, a capacidade de disseminar as mensagens é muito maior do que qualquer outro tipo de campanha de Marketing.

Então voltemos à Semana Santa…

Uma promoção divulgada entre seus clientes… Não sejamos muito ambiciosos, então digamos que o hotel tenha 100 clientes que curtem sua página e que cada cliente possua 100 amigos.

Estamos agora falando de 10.000 pessoas visualizando esta promoção, certo? (Não sou boa em matemática rsrs).

Agora digamos que dessas 10.000 pessoas, apenas 5% se interesse mesmo pela promoção e decida se hospedar no hotel, isso nos dá… 500 pessoas?

Ooops, eu disse que o hotel só tinha 60 apartamentos?

Impossível? Não, nem é tão difícil se você souber usar as técnicas certas, se estiver realmente aplicado em conseguir isso.

Nunca ouviu falar desse tipo de marketing viral? Claro que não, ele só existe na internet!

O Facebook é, atualmente, uma das mais poderosas ferramentas de Relações Públicas na web do mundo.

O uso do Facebook para alcançar um número cada vez maior de clientes não é uma utopia, é um fato!

Já existem, no Brasil, muitas empresas fazendo uso dessa vantagem e conseguindo alcançar um público muito maior do que o esperado.

Um exemplo é o Guaraná Antártica e sua promoção ”Prove que é bom de bola” que já rendeu à página da empresa mais de 5 milhões de “Curtidas” e tornou a Fan Page a maior de todo país.

Então, ainda está se perguntando o que o Facebook pode fazer por você?

Eu te respondo: Muito mais do que você imagina.

Boa sorte!

1 comentário

  1. Pingback: Marketing Online: Baixos custos, grandes benefícios « Sua Campanha.com

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s