Suacampanha.com – Pequenas empresas no Twitter

Twitter

Usar o Twitter para promover a sua empresa é um grande negócio, mas se você não souber o que fazer, pode acabar perdendo tempo, vendas e clientes.

Por causa de sua restrição quanto ao número de caracteres a serem utilizados, o Twitter, de certa forma, intimida muita gente.

O ideal no Twitter é a construção de um relacionamento com o cliente e a divulgação de links com conteúdos que possam interessar a ele.

As pessoas querem saber mais sobre sua empresa, querem um canal de contato direto, esse o objetivo maior do Twitter.

Tentar vender produtos ou promover marcas pode ser mais prejudicial do que você pensa, ao invés disso utilize sua conta no Twitter como um tipo de SAC e dê aos seus seguidores a possibilidade de conhecer sua empresa.

A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar o uso do Twitter é busca por pessoas e empresas (parceiros ou fornecedores) que você já conhece, eles seguirão você de volta e existe uma grande chance de retwitarem algo seu para seus próprios seguidores.

Em seguida procure empresas e pessoas que sejam relevantes para sua empresa (grandes empresas e profissionais de sua área). Se o material que você compartilha é relevante você pode conseguir alguns RTs.

Lembre-se de que as pessoas se relacionam com pessoas e não com empresas, assim, ainda que o seu perfil no Twitter seja empresarial, deve haver uma pessoa real em contato com seus seguidores.

Aqui estão algumas dicas para ajudar pequenos e micro empresários a utilizarem o Twitter de forma a beneficiarem suas empresas:

  • Cadastre seu perfil e sua empresa em Diretórios

Existem diversos diretórios onde você pode cadastrar sua empresa e que são listados por áreas de atuação, países e etc.

Experimente o Wefollow por exemplo.

  • Foto de perfil (Avatar)

Muitas empresas utilizam seus logotipos nas fotos de perfil, é normal, mas como eu disse antes, é importante que os seguidores vejam a pessoa por trás do perfil. Uma opção, caso seu logotipo não seja muito complexo, é colocar a fotos de um funcionário (de preferência aquele que gerencia suas Mídias Sociais) com o logo em um canto.

  • Plano de fundo

Torne seu plano de fundo mais humano, reúna sua equipe, faça uma bela foto e coloque-a como plano de fundo do Twitter.

  • LinkedIn

A integração entre o LinkedIn e o Twitter pode aumentar o seu número de seguidores, além de permitir que você compartilhe com seus tweets com suas conexões do LinkedIn.

Você também pode configurar um tweet seu como status do LinkedIn.

  • RTs

Se você tem alguns seguidores influentes na sua área, dar RT de vez em quando (certifique-se de que o tweet realmente vale a pena) pode ser uma excelente forma de conseguir seus próprios RTs, além disso, é ótimo para que eles percebam sua presença no Twitter.

Sugiro que utilize: RT @username para aumentar as chances de a pessoa ver o seu RT.

Os RTs facilitarão uma possível conversa mais tarde.

  • Horário

É importante que você saiba os melhores horários para enviar seus tweets, não significa que você só vá entrar no Twitter nestes horários, mas que estes são os horários propícios para você enviar algum material ou notícia importante.

Leia mais sobre isso no meu post: Qual o melhor horário para twittar?

  • Seguidores

É claro que quanto mais seguidores você tiver, melhor, mas também é verdade que não vale a pena ter seguidores que não irão lhe beneficiar em nada.

Existem sites que oferecem uma porcentagem de seguidores gratuitos e outros pagos, esses seguidores irão apenas fazer volume no seu perfil, mas a possibilidade de realmente se interessarem pelo seu conteúdo, darem RT ou comprarem seus produtos são muito pequenas.

  • Controle

Para controlar sua conta no Twitter você possui diversas ferramentas gratuitas disponíveis, eu utilizo algumas das quais não abro mão: SocialBro e Hootsuite.

Com o Hootsuite eu agendo tweets para horários específicos, monitoro minhas listas e os tweets de meus seguidores, além das menções ao meu perfil e fazer busca sobre assuntos específicos relacionados à minha empresa e as de maus clientes.

O SocialBro me permite controlar novos follows e unfollows, a influência de seguidores e seguidos, além de alguns benefícios similares ao Hootsuite.

  • Imagens

Fotos humanizam o seu perfil no Twitter e são altamente compartilháveis, então aproveite algumas ferramentas gratuitas, como o Twipic e o FlickToTwitt e compartilhe fotos e imagens sem restrições. Um novo produto, um novo funcionário, a vista do seu escritório, a festa de Natal de sua empresa, seu novo logotipo… Tudo é motivo para compartilhar imagens.

Espero que as dicas sejam úteis.

Boa sorte!

1 comentário

  1. Pingback: Marketing Online: Baixos custos, grandes benefícios « Sua Campanha.com

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