Você está pagando para perder clientes?

perdendo-clientes

O cálculo do sucesso do Marketing Online é o ROI (Retorno sobre investimento), então, se você está conseguindo aumentar o número de visitantes do seu site, isso significa que o ROI da sua campanha de marketing está positivo, certo?

Depende.

Nem sempre as coisas são o que parecem, então vamos fazer uma análise rápida, mesmo que o número de visitantes do seu site tenha aumentado consideravelmente após o início de sua campanha de marketing, isso não quer dizer que o retorno do seu investimento esteja realmente sendo significativo.

Li uma analogia interessante sobre o assunto:

Digamos que você precise encher um balde com água, o problema é que o balde tem alguns buracos; você coloca a água dentro dele, mas ele vaza e você acaba perdendo parte desta água.

O que fazer?

1 – Você pode adicionar água no balde em uma velocidade maior do que o vazamento

2 – Você pode vedar os buracos

Agora, digamos que o seu site seja o balde, a água é o tráfego e a torneira são seus esforços de marketing online.

Ah, sim, os buracos são os problemas de usabilidade que fazem com que você perca clientes antes de completar a venda.

Então, cada gota (visitante) que você deixa cair do balde (seu site) é uma oportunidade que você perde de converter uma venda.

É um cliente perdido.

Se o que você quer é aumentar as vendas, você pode escolher uma das opções abaixo:

A – Atrair mais tráfego para o seu site e esperar conseguir aumentar as vendas;

B – Corrigir os problemas de usabilidade para reter mais clientes, sem ter que aumentar a força da água da torneira (aumentar os seus investimentos em Marketing).

Se você optar pela opção A (aumentar o tráfego do seu site), você vai, em último caso, conquistar mais clientes por quantidade de volume, mas isso também significa aumentar o investimento em Marketing.

Sem dúvida alguma a melhor aposta é a opção B.

Ao melhorar a usabilidade de seu site você estará não apenas garantindo as vendas, mas evitando um gasto em esforços adicionais de marketing.

Existe também uma terceira opção, melhorar a usabilidade de seu site e aumentar o tráfego do seu site através de uma boa campanha de SEO.

Seria um terceiro investimento, mas a Otimização é um investimento a longo prazo, o que significa aumentar o tráfego do seu site sem depender tanto de sua campanha de Marketing.

Então, meu conselho é que você verifique se o seu investimento em marketing está realmente compensando.

Boa sorte!

1 comentário

  1. Pingback: Marketing Online: Baixos custos, grandes benefícios « Sua Campanha.com

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