Marketing Online: Baixos custos, grandes benefícios

marketing-online

Venho tentando convencer todo mundo das vantagens do marketing online, amigos comerciantes, clientes, futuros clientes e até família.

A verdade é que apesar de tantas informações, tanta divulgação sobre os benefícios do marketing ainda existem aqueles que: 1) Não acreditam que seja realmente tão fácil ou 2) Não acreditam que o custo possa ser tão baixo.

Na verdade o custo não é assim tão fácil e o custo só é baixo se comparado ao marketing tradicional. Mas sim, o marketing online é o melhor sistema de marketing na minha opinião.

Publicidade gratuita é o sonho de todo empresario, a possibilidade de divulgar sua marca, de criar um nome no mercado, de se tornar conhecido, já não é apenas uma utopia e está, sim, ao alcance de qualquer empresário, de qualquer área e em qualquer lugar do país.

Negócios locais podem atrair mais clientes, mesmo que seja apenas uma lanchonete em uma cidade de 20 mil habitantes. Sim, é possível que seu concorrente nem tenha pensado em lançar uma promoção para o povo de sua cidade através do Facebook.

No entanto a facilidade deste tipo de marketing, ainda esbarra no tradicionalismo e ouço, com certa frequência: Mas Iris, meu negócio é local… É só uma lojinha de lingerie… Uma lanchonete… Uma farmácia…

Certo, mas o seu clientes, Sr. Proprietário da lanchonete, está lá, nas Mídias Sociais, talvez lendo anúncios da lanchonete da cidade vizinha e pensando em quanto tempo levaria para ir até lá e a promoção deles compensaria o gasto de gasolina.

Pequenas empresas…Grandes dores de cabeça quando se trata de convencer um empresário a investir, mesmo que pouco, em um tipo de publicidade ainda nova.

Temos, em minha cidade, um painel eletrônico no alto de uma casa no centro da cidade. É um painel grande, bonito, que só é realmente funcional na parte da manhã, uma vez que à tarde o sol impossibilita qualquer visibilidade, esse painel tem uma quantidade até razoável de anúncios, se levarmos em consideração o fato de ele não ser exatamente um marco da publicidade. Não vou entrar no mérito da questão, nem dizer que o ROI deste tipo de anúncio é tão baixo que nem compensaria sequer um argumento contra.

O custo de um anúncio deste tipo é alto, não porque o valor seja grande mas porque o retorno é mínimo.

Para um pequeno empresário, cujo orçamento impede gastos de R$ 1.000,00 mensais em propaganda o marketing online, acredite ele ou não, é a melhor opção.

Se em uma cidade de 20 mil habitantes, 5000 deles tiverem acesso contínuo à internet (por contínuo quero dizer internet razoável em suas próprias casas) com certeza pelo menos 2000 terão perfis nas redes sociais, isso significa que, ao ignorar o marketing online o dono desta lanchonete está perdendo a oportunidade de divulgar seus produtos para, pelo menos, 10 % da população de sua cidade. Sem contar as cidades vizinhas, é claro.

Pode acreditar em mim, um bom plano de estratégia de marketing online é possível com qualquer orçamento.

Em minha cidade, por exemplo, o número de usuários que utilizam o Facebook é considerável.

Então? O que está esperando para começar a traçar seu plano de marketing online? Me ligue e vamos conversar, você vai ver que apesar de sua modernidade e de seu alcance, o marketing online é muito mais descomplicado, barato e poderoso do que você sequer imagina.

Vai tentar?

Boa sorte!

Links relacionados:

Você está pagando para perder clientes?

O que o Facebook pode fazer pela sua empresa?

Marketing de Conteúdo – A aposta para 2013

Suacampanha.com – Pequenas empresas no Twitter

Contratando um Gerente de Mídias Sociais

 

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s