Suacampanha.com – Dicas de Marketing Pessoal

Promova-se

Para quem precisa ou quer construir uma boa presença pessoal online aqui vão algumas dicas importantes:

  • Defina seu objetivo – Seu objetivo pode ser melhorar sua imagem online, melhorar seus relacionamentos online, divulgar seu perfil profissional, o importante é que você o mantenha em mente ao iniciar o planejamento de sua campanha de marketing pessoal;
  • Analise – Faça uma análise geral e sincera de si mesmo, seus pontos fortes, suas qualidades, seus defeitos e as coisas que quer mudar em você. O que você tem a oferecer de melhor pode ser o carro chefe de sua campanha. Tente colocar tudo por escrito, leia, releia, converse com amigos (pelo menos os sinceros irão ajudar muito na construção do seu perfil);
  • Pesquise – Faça uma pesquisa honesta e profunda do seu perfil online, descubra o que as pessoas podem encontrar sobre você na internet e considere se alguma dessas informações podem ser prejudiciais ao seu objetivo, se a resposta for afirmativa a solução será conseguir que esta informação seja colocada de forma a que as pessoas não tenham fácil acesso a ela (excluir a informação, a menos que tenha sido disponibilizada por você mesmo, será quase impossível), então a saída é inviar esta informação para depois da 5ª página dos mecanismos de busca;
  • Seja honesto – Além de suas qualidade, defeitos e etc, é importante que você tenha uma visão geral de você mesmo (lembre-se marketing é marketing, não importa o produto que esteja promovendo), ao iniciar uma campanha de marketing é mais do que necessário que você conheça o produto, então, responda as seguintes perguntas: O que você gosta de fazer? O que o preocupa? Do que você tem medo? O que ou quem mais influência sua vida de forma geral? O que as pessoas na internet podem aprender com você? O que as empresas que pesquisarem seu perfil podem encontrar em você que seja diferencial? Como você encara desafios? As respostas a essas perguntas poderão ajudá-lo a oferecer o produto exato ao seu público.
  • Perfil pessoal definido – Uma vez que você tenha definido o seu perfil, eu sugiro que você volte ao primeiro passo e comece novamente, revise seu objetivo, releia o seu perfil e faça as seguintes perguntas: Você contrataria alguém com esse perfil? Você seria capaz de gostar da pessoa dona deste perfil? Você seguiria, curtiria,  compartilharia conteúdos publicados por esta pessoa? Se sua resposta foi, honesta e imparcialmente, sim, então siga em frente;
  • Escolha – Quando você tiver certeza de que o seu perfil está como deseja, tire um momento para escolher as mídias sociais onde pretende promovê-lo. Eu recomendo começar com no máximo três, mais do que isso irá tomar muito do seu tempo e nem sempre quantidade implica em qualidade.
  • Programe-se – Uma vez que o seu perfil esteja ativo nas mídias sociais, é hora de você manter uma atividade constante, isso é primordial, não só para os mecanismos de busca, mas para que as pessoas que querem encontrá-lo, possam ver um perfil sempre atual. Para isso você pode utilizar algumas ferramentas de gerenciamento de mídias sociais, como o Hootsuite, e agendar seus posts, comentários, tweets e retweets.
  • Não se esqueça – Como em qualquer campanha de marketing as imagens e um bom slogan são muito importante. Fique atento à sua foto de capa, foto de perfil e utilize uma frase (mesmo que não seja sua) como slogan.

Bem estas foram mais algumas dicas sobre Marketing Pessoal e Profissional.

Você tem mais alguma sugestão? Envie para mim, talvez eu esteja perdendo alguma oportunidade também.

Boa sorte!

Links relacionados:

7 dicas para usar as Mídias Sociais para fazer Marketing Pessoal

Atletas apostam no marketing pessoal para obter apoio financeiro

A importância do Marketing Pessoal

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s