Marketing Profissional – Currículo

Marketing-Profissional-Currículo

Nos últimos tempos, depois de várias pessoas me pedirem para ajuda-las a montar um currículo, descobri que muita gente não faz idéia de como colocar uma informação no currículo, nem mesmo do que colocar.

Currículo Criativo

Currículo Criativo 1

Analisei alguns currículos que chegaram até mim e, alguns, são realmente tristes. Não que a pessoa não tivesse formação universitária, mas simplesmente não sabia como montar (montar sim, gente!) um currículo profissional.

Por isso decidi escrever este post com dicas sobre como montar seu currículo.

A primeira coisa a se levar em consideração é: Dependendo da empresa para onde você vai enviar seu currículo, haverá dezenas, talvez centenas de outros para serem analisados, então, pense como a pessoa que vai ler cada um deles, você realmente vai dar preferência para aqueles que sejam objetivos e claros.

currículo criativo 2

Currículo criativo 2

Essas dicas servem para quem está começando uma carreira, para quem quer criar o currículo de sua empresa ou para quem já possui um currículo, mas gostaria de renová-lo.

Pensando nisso, o que deve constar no currículo?

  • O e-mail é atualmente a forma como a maioria das empresas preferem se comunicar, então você pode até não colocar o endereço completo de sua casa, mas não deixe de colocar seu e-mail. Nesse ponto é importante lembrar que este deve ser um e-mail profissional, então qualquer coisa como lindinhadopapai@gmail.com não deve sequer passar perto do seu currículo.
  • Se você for inserir o número do seu celular não se esqueça de mudar a mensagem da caixa postal de “Fala aí, mermão!” para o básico: “Você ligou para…” Você não vai querer perder o emprego antes mesmo de consegui-lo, certo?
  • Se o seu currículo é para mostrar quais os caminhos você trilhou até ali, a seção experiência é o mapa que traça seus sucessos anteriores. Mas lembre-se, experiência demais não significa necessariamente sucesso, não se você pulou de um emprego para o outro a cada seis meses, neste caso, selecione apenas aqueles que realmente interessam a você que sejam vistos e ignore o resto.
  • O mesmo vale para a inserção de datas, se você passou muito tempo em uma empresa, então coloque data, mas se o período foi curto demais para depor a seu favor, não precisa citar nem mesmo o ano.
curriculo criativo 3

Curriculo criativo 3

  • Objetivo é uma faca de dois gumes, o seu futuro empregador não está interessado no seu objetivo, o interesse dele está em “o que você tem a oferecer que irá ajudar a melhorar a empresa dele”.
  • Adicione ao seu currículo uma carta de apresentação, alguns selecionadores as leem, outros não, mas é sempre bom para garantir.
  • Ao invés de colocar “Objetivo”, que tal criar um texto curto e simples de como você fará diferença na empresa e o que você está disposto a oferecer em troca do cargo ao qual está concorrendo.
  • Evite palavras como “leal” e “confiável” ao descrever sua personalidade, amigos são leais, cães são confiáveis, você é profissional.
  • Substitua termos como “responsável pelo departamento”, “a função incluía” no seu currículo por expressões mais fortes como “administrei o departamento” ou “supervisionei…”.
  • Se você ainda não tem experiência profissional, utilize o máximo de suas aptidões, cursos e qualificações técnicas.
  • Se você se afastou por um período mais longo do mercado por motivos pessoais, deixe isso claro em seu currículo, a pessoa que vai lê-lo não é adivinha e vai ficar curiosa sobre “O que você fez no verão passado…”
  • Não deixe de especificar as datas em que se formou, que fez tal curso ou tal especialização, na seção Formação as datas são muito importantes.
  • Não se preocupe em listar todas as suas tarefas nos trabalhos anteriores, ao invés disso procure listar suas realizações.
  • O ideal é que seu currículo seja curto e claro, mas se não puder ser assim, procure utilizar um tamanho de letra que não dificulte para quem for ler. Fontes a partir de 10 são a melhor escolha. Mas, por favor, não coloque fonte 16 apenas para dar mais volume ao currículo!
  • Ao citar essas realizações, quantifique-as, é importante mostrar o quão lucrativo você foi para a empresa anterior.
  • Esqueça a parte de “Referências disponíveis mediante solicitação” ou coisa que o valha, atualmente como a internet, seus futuros empregadores tem mais acesso a informações suas do que você realmente gostaria.
  • “Interesses” são importantes quando se trata de algo que vá auxiliar em sua função, então, a menos que você esteja se candidatando para o cargo de diretor de creche, esqueça o seu “interesse” em crianças.
  • Não há necessidade de inserir estado civil, religião ou partido político, isso não influencia na hora da decisão (Pelo menos não deveria influenciar…).
  • Salve seu currículo em PDF, isso evita qualquer perigo de “modificação” e ainda assegura que, mesmo que o computador da empresa possua uma versão mais antiga do Word, o currículo abrirá do mesmo jeito.

É isso, espero que as dicas tenham sido úteis.

Boa Sorte!Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s