Dicas para aumentar o tráfego do seu site

Tráfego

Todo proprietário de site/blog sonha com uma coisa, aumentar o número de visitantes.

Aumentar o tráfego de um site/blog pode significar várias coisas, aumento das vendas, aumento da fama, maior divulgação da marca, etc.

Existem algumas formas de você conseguir isso, aqui estão algumas idéias simples e originais:

  • Escreva mais conteúdo – Se você quer aumentar o tráfego do seu site é ideal que gere mais conteúdo. Mesmo que você consiga através de outras técnicas, aumentar o número de visitantes, se o seu conteúdo não for bom, esses visitantes não retornarão.
  • Visual – Um bom design também é muito importante. Um site com design/layout confuso, difícil de navegar, com certeza irá afastar os visitantes. Usabilidade é o que você precisa.
  • Domínio – É claro que existem diversos sites que oferecem confecção e hospedagem de sites gratuitos, mas, acredite em mim, ter seu próprio domínio vai atrair muito mais visitantes. O custo não é alto e os benefícios são compensadores.
  • Imagens – As imagens, embora pouca gente se dê o trabalho de otimizá-las, podem ser de grande ajuda para aumentar o tráfego do seu site. Preencha título e Alt Tags com palavras chave da imagem. Isso ajudará a posicionar melhor sua imagem no Google Imagens, por exemplo.
  • Não ignore – Não deixe de responder comentários e e-mails. As pessoas gostam de interagir com você, então tenha o cuidado de responder, mesmo que seja apenas com um “muito obrigado”.
  • Atenção – Utilize o Google Analytics para monitorar as palavras chave mais procuradas e as que geram maior número de visitantes, também é possível identificar os posts que mais agradam seus leitores de forma a que você possa explorar o tópico.
  • Links – Não se esqueça de criar links para outros posts. Você pode identificar o tipo tema do post e criar uma lista de posts relacionados, isso vai estimular seu leitora a navegar dentro do seu site/blog.
  • Pergunte – Em seu post, faça uma pergunta ao leitor, estimule-o a responder nos comentários, a maioria dos leitores gostam de sentir que estão participando.
  •  Participe – Tire um tempo para ler e comentar em outros blogs, na maioria dos casos os comentários permitem que você inclua a sua URL, isso significa que se alguém gostar do seu comentário poderá acessar o seu site.
  • Google – Certifique-se de que o seu site/blog está indexado aos mecanismos de busca, isso é mais do que importante, caso não esteja, faça o seu cadastro o mais rápido possível. E não se esqueça de manter sempre um conteúdo novo e relevante, isso agrada os mecanismos de busca.
  • Qualidade – Leia, edite e revise suas mensagens. As pessoas esperam qualidade. Ainda que a sua mensagem seja incrível ou tenha informações importantes, se ela estiver cheia de erros de ortografia e gramática, é pouco provável que o leitor volte ao seu site/blog (eu, pessoalmente, sou extremamente crítica com relação a isso). Se puder, peça a outra pessoa que leia seu post antes de publicar, um segundo par de olhos sempre enxerga coisas que você talvez não tenha visto.
  • Use Feeds – Ao fazerem uma assinatura via RSS ou receberem atualizações do blog seus leitores ficaram informados sobre tudo o que você publica de novo em seu site/blog. Isso é importante para fazer com que elas voltem.
  • You Tube – Crie uma conta no You Tube, adicione o link do seu site/blog e crie alguns vídeos.  Quando as pessoas virem seu perfil é possível que entrem também no seu site/blog.
  • Aproveite a fama de outros – Escreva sobre alguém famoso, seja qual for o tema do seu site/blog é possível descobrir um modo de citar alguém famoso. Por exemplo eu utilizei o que na época era o tema do momento no meus post: O Marketing Viral das Empreguetes.
  • Compartilhe I – Não se esqueça de compartilhar cada publicação, você pode configurar seu site/blog para compartilhar automaticamente seu post nas Redes Sociais que você utiliza. Outra coisa que você pode fazer é utilizar uma ferramenta, como Buffer ou Hootsuite, para agendar o compartilhamento de suas publicações.
  • Compartilhe II – Utilize o Digg, Reddit ou outro site de bookmarking para compartilhar o link de suas publicações.
  • URL inteligente no WP – Se você usa o WordPress, não deixe de configurar a URL do seu blog para que elas contenham a data e o nome do post no link. Isso ajuda com os mecanismos de busca.
  • Seja amigável – Se você ignora seus leitores, os comentários, as perguntas e sugestões deles é pouco provável que eles voltem.
  • Anúncios – O anúncios de outros em seu site/blog é uma forma de você perder seu leitores, eles podem se distrair com o anúncio, clicarem nele e deixarem o site sem sequer se lembrar do que vieram fazer. Então, se você não pretende ganhar dinheiro com anúncios ou se o que ganha não está valendo à pena, tire os anúncios, não distraia seus leitores.
  • Atividade – Criar concursos, sorteios, surveys, sempre chama a atenção. Realize um concurso, espalhe a notícia nas Redes Sociais com links para o seu site/blog. Promova-se!

É claro que existem mais coisas que você pode fazer para aumentar o tráfego do seu site/blog, essas são apenas algumas.

Se você conhece mais alguma tática, deixe nos comentários!

Boa sorte!

Seu comentário foi recebido, responderei assim que possível. Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s